Planejamento Estratégico – Organize e cresça sua pet shop!

Planejamento Estratégico!

Metas. Retrospectiva. Demissão de clientes e renovação da sua pet shop. 

Esse segmento de mercado está em constante ascensão, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento do mercado pet registrou um crescimento de 16,4% até março de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, chegando aos R$ 60,2 bilhões.

O cenário perfeito para fazer uma pet shop crescer é o Brasil e isso quer dizer mais competitividade futuramente com o surgimento de novos empreendedores do ramo, mas para aqueles que fizerem um planejamento de metas e uma organização interna da empresa, a nova concorrência não o alcançará.

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Demissão de clientes

Demitir clientes; esse é um assunto já abordado aqui no blog, ele é muito importante para você nesse momento de análise do que passou e para o planejamento do futuro.

Explicando brevemente — pois ser um assunto já tratado — realizar uma demissão de clientes significa não ter mais relações de negócios com alguém atendido por sua pet shop que faz mal a ela.

Seja um mal aos funcionários ou aos possíveis clientes.

Essa é colocado como primeira e fundamental etapa do planejamento estratégico, porque antes de falar do desempenho de sua equipe, fale do perfil dos seus clientes.

Eles são tidos como os detentores da razão em um negócio, mas lembre-se de averiguar se o cliente não é apenas alguém que quer fazer mal à sua pet.

Como avaliar se o erro é do cliente ou do funcionário?

Mais uma vez cito o artigo já publicado nesse blog, para você distinguir quem está com a razão siga o passo a passo dele, mas também veja como é o atendimento proporcionado pelo funcionário, se ele faz o serviço com primazia e se atua de alguma forma desrespeitosa com o cliente.

Após você ver quais são os perfis de clientes da sua pet, é a hora de começar a traçar as melhorias e metas.

Revise os números do ano

Primeiro faça um levantamento de informações, tenha todos os dados em mãos, todas as informações da pet shop.

  • Movimentação monetária

Veja qual foi o lucro de cada mês do ano, o que causou despesas, se elas foram necessárias ou não e defina como economizar e controlar a entrada e saída de capital da pet shop.

Ver no que o dinheiro foi gasto te mostrará, com mais clareza, o que você pode fazer para melhorar, seja mudando algum fornecedor, a data para compra ou até cortar determinadas aquisições.

  • Clientes

Já antecipei a importância de demitir, cortar a relação com aqueles clientes que fazem mal ao ambiente, mas além disso, é preciso conferir a quantidade de novos clientes na pet, quantos leads vocês conseguiram e quais foram fidelizados. Entenda como eles chegaram e o que os fez ficar ou não.

A não fidelização da clientela pode significar um mal atendimento dos funcionários, em casos graves a demissão é aconselhada; também é possível que o problema seja na qualidade do serviço, nos produtos ou na estrutura física do local.

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Reunião de fechamento de ano com a equipe

Após ter todos os dados da pet shop em mãos, faça uma reunião com toda a equipe e coloque em pauta os dados convenientes a eles; discuta o que acham que podem melhorar e escute todas as sugestões.

Mas lembre-se, é muito importante que você já tenha feito o levantamento de dados, pois é preciso ter a realidade da sua pet na pauta para fazer um bom planejamento estratégico.

Faça a quantidade de reuniões de acordo com a quantidade de níveis hierárquicos da sua pet.

Se há sócios, comece por eles, mostre os dados de quanto a empresa faturou, qual é o quadro de funcionários e quais são as suas ideias, também escute as deles.

Após o alto escalão da pet shop, vá para os funcionários, se preciso os dívida entre os efetivos e os terceiros, peça que cada um faça uma autoavaliação de desempenho da sua função no ano e escreva quais condições de trabalho gostaria que melhorasse — funcionários feliz no ambiente de trabalho rendem mais.

De acordo com o que for apresentado você conduzirá qual será o próximo caminho, se apontaram que a estrutura física não é suficiente para atender os clientes, o melhor será uma reforma ou uma mudança de sede? Se os clientes não voltaram e se fidelizaram, o que será feito para melhorar? Se houve muitos clientes fiéis, mas não houve novos, como você atrairá possíveis leads?

Essas são coisas que precisam ser abordadas, não se esqueça de dar voz a todos e de colocar em prática, o mais rápido possível, as soluções apresentadas.

Modifique a equipe

A reunião serve, também, para avaliar o rendimento dos funcionários; estabeleça como meta deixar a equipe funcionando cada vez melhor.

Se cada um atuar na área proposta e trabalhar com empenho, o serviço final será melhorado.

Caso seja necessário, contrate novas pessoas, sejam novos veterinários, atendentes, freelancers … Busque, sempre, montar uma excelente equipe.

Coloque em prática o planejamento estratégico

O que for possível adiantar, adiante. Permita que a sua pet shop seja renovada, basta você se organizar para isso. Esse é o momento ideal para você conhecer o Pet Shop Control, um gerenciamento inteligente para a sua pet, que te auxiliará no dia a dia, o que facilita o seu trabalho e ajuda nas melhorias.

Conheça hoje mesmo nosso sistema já presente em todos os estados do país e gerencie sua empresa da melhor forma possível.

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