Como Gerenciar uma Loja de Pet Shop?

A gestão de pet shop é um conjunto de práticas, esforços e ferramentas para manter um negócio competitivo e lucrativo no mercado. E como você já deve saber, todo empreendedor precisa tomar decisões que envolvem as mais diversas áreas: desde o atendimento ao cliente, controle de estoque, marketing até o financeiro.

Se você é um empreendedor desse segmento, sabe que além de tudo isso, precisa nortear a direção da empresa, gerir pessoas e processos rumo ao sucesso. Ou seja, administrar uma empresa nunca é tarefa simples, e como todo e qualquer negócio, a gestão de pet shop requer muito trabalho, comprometimento e foco.

Nesse artigo vamos te ajudar nessa missão através de algumas dicas essenciais para uma administração pet de sucesso. Vamos lá?

Fique atento ao Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta para um controle minucioso de todas as movimentações financeiras.

Então, a boa gestão de pet shop passa pela organização do fluxo de caixa, é com base nas informações trazidas mês a mês, que você vai planejar investimentos, descobrir gastos desnecessários, identificar principais fontes de renda, etc.

Ao olhar para o fluxo de caixa você pode decidir os próximos passos da sua empresa com base em dados palpáveis, como o histórico de faturamento e a disponibilidade financeira.

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Verifique impostos que a loja precisa pagar

Se sua receita bruta anual for de, no máximo, R$ 4,8 milhões, a gestão do seu pet shop no quesito tributário é menos complexa. Sua loja pode se enquadrar no regime Simples Nacional e quitar quase todos os impostos em uma única cobrança, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Talvez você não esteja a par dos impostos que seu negócio precisa pagar todo mês, alguns deles são: ICMS, PIS/PASEP, Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), entre outros.

Leia também: Recuperação Tributária para Pet Shop - Blogpost

O importante é garantir que seu pet shop esteja enquadrado no regime tributário correto, e que o cálculo e o pagamento do DAS estejam dentro do vencimento.

Divulgação

Gerir um pet shop também está relacionado com as decisões de posicionamento e divulgação do negócio. Afinal, o seu público precisa saber não só os produtos e serviços que sua loja oferece, mas escolher comprá-los com você!

Para isso, você pode:

  • Criar um perfil nas redes sociais que seu público usa;
  • Criar conteúdos para engajar seus seguidores e estabelecer conversas;
  • Fazer parcerias com profissionais e empresas que potencializem o alcance da divulgação;
  • Criar promoções;
  • Entre outros.

Leia também: 5 Dicas para Divulgar seu Pet Shop - Blogpost

MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO PET Vol. 1

Defina um bom Mix de Produtos

Um bom mix de produtos significa oferecer opções que satisfaçam aos desejos do seu público. Geralmente, rações e medicamentos aparecem no topo da lista de necessidades.

Outro caminho para definir um bom mix de produtos é utilizar a Curva ABC na gestão de estoque. Resumidamente, é categorizar os itens de acordo com o giro dentro do negócio, exemplo:

  • Produtos A: responsáveis por 80% do faturamento, procura é alta;
  • Produtos B: responsáveis por 15% das vendas, demanda intermediária;
  • Produtos C: representam 5% do faturamento, procura é baixa.

Aí você prioriza os produtos que trazem mais resultados em venda e lucro!

COMO FAZER O CONTROLE DE ESTOQUE

Ofereça Serviços Extras

Sabe a história de encantar o cliente? Essa estratégia contribui com o aumento da taxa de fidelização não só por fazer com que o cliente saia satisfeito, como também tenha vontade de voltar na sua loja.

Para isso, você pode investir em serviços diferenciados, como disponibilização de produtos premium e táxi dog. Mas antes de qualquer investimento, faça uma pesquisa de mercado e converse com seus clientes para saber quais são os serviços com potencial de venda, assim você aposta naqueles com retorno garantido.

Leia também: Serviços para Pet Shop - Como inovar?

Invista em um Bom Atendimento

O comportamento do consumidor mudou: ele está cada dia mais exigente, antenado às informações daquilo que deseja comprar e há uma tendência de busca multicanal.

Exemplo: É comum que o cliente (ou potencial cliente) pesquise no Google pelo serviço, encontre sua pet shop e procure suas redes sociais para tirar dúvidas. Salva o contato e agenda o serviço pelo Whatsapp. Busca o pet e realiza o pagamento no PDV. Ou seja, o consumidor se relaciona com a sua loja por diversos meios: Instagram, Facebook, WhatsApp, Google, etc.

Por isso, é fundamental ter uma estratégia de vendas e atendimento bem alinhada para atender com excelência em todos os canais.

Leia também: 10 Dicas para um Bom Atendimento em Pet Shops

Invista na Organização 

Sem dúvida, todo sucesso passa pela organização, principalmente quando se lida com estoque.

Ter um controle total do estoque permite garantir sua pronta reposição de produtos sem deixar de oferecer os itens de maior procura, assim como descobrir aqueles que não têm saída.

Leia também: Controle de Estoque e Codificação de Produto em Pet Shop

Conheça os Clientes 

Em qualquer negócio é fundamental conhecer o público alvo.

Saber suas preferências e demandas, sem dúvida, é muito importante para ter um pet shop de sucesso, possibilitando analisar quais tipos de produtos possuem maior demanda e para o planejamento das suas ações em geral.

Leia também: Como Identificar o Público-alvo da sua Pet Shop

Invista no Atacado 

Se você for novo no ramo, vale saber que muitos fornecedores oferecem descontos com base na quantidade de itens em cada compra.

Então analise sua demanda para ver se vale a pena comprar uma quantidade maior de produtos em um mesmo fornecedor, gerando uma grande economia de recursos. 

Mas atenção, analise bem para não ficar com produtos parados em estoque.

Infográfico Negociação com Fornecedores de Pet Shop

Cuidado com os Preços!

Preços elevados nem sempre garantem lucros elevados, dependendo do perfil do seu público, ele vai imediatamente procurar pelo mesmo serviço com um menor preço.

Nesses casos, procure oferecer um valor acessível, onde o lucro virá na quantidade de clientes comprando.

Leia também: Preço de venda de serviços em pet shops - Como calcular?

Adote um Software de Gestão 

Os tempos mudaram, o mercado está muito mais competitivo e já existem softwares para facilitar todo o trabalho de gestão.

Se você não quer ficar para trás, precisa automatizar sua empresa e usar ferramentas que ofereçam resultados precisos e bem mais práticos.

Com um sistema como o Pet Shop Control você ganha informação, dados, controle, planeja compras, e com o estratégico funcionando bem, você terá mais tempo para o operacional, analisar processos, identificar erros, pensar em melhorias, e o resultado é um só: LUCRAR mais!

Para finalizar, quero te convidar a fazer um teste grátis do Pet Shop Control. A única coisa que você precisa fazer é se inscrever (clique aqui) para começar a utilizar o sistema ainda hoje.

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Se você quer aprender mais sobre gestão de pet shop, continue acompanhando nossos conteúdos.

Até mais!

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