Instagram para Pet Shop: Estratégias que dão certo!

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários e cerca de 600 milhões acessam a rede todos os dias. Então, estar presente e posicionar sua pet shop no Instagram é uma grande oportunidade para atrair e se relacionar com seus clientes. 

As contas pessoais e profissionais no Instagram tem diferenças e para sua empresa ter sucesso, é importante tomar cuidados.

Nesse artigo vamos falar sobre os principais tópicos e dar dicas para você otimizar sua estratégia de marketing e transformar o Instagram da sua pet shop em um sucesso! Vamos lá?

Organize um Plano de Negócio

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital é organizar um plano de negócio que ofereça uma visão macro e micro do posicionamento da sua empresa no mercado.

O plano de negócio ajuda a entender quem são seus clientes, como é a concorrência, diferenciais que devem ser destacados, entre outros.

É muito comum que empreendedores tenham dúvidas sobre como fazer um plano de negócio corretamente, para isso você pode consultar fontes confiáveis. O site do Sebrae é uma boa dica para encontrar conteúdo de qualidade.

Dica: O Pet Shop Control preparou um manual exclusivo com o passo a passo para criar o plano de negócios da sua pet shop, além de um modelo pronto para você baixar e desenvolver o seu.

PLANO DE NEGÓCIOS PARA PET SHOPS

Crie uma Conta Profissional 

Você já deve saber que o Instagram tem um tipo de conta comercial, que também é gratuita.

A conta comercial permite que você tenha acesso a funcionalidades e dados importantes da sua empresa, como perfil de público, adicionar CTAs (botões interativos para contato mais direto), promover posts, entre outros.

Se você já tiver uma conta no Instagram para sua pet shop e ela não estiver configurada como comercial, você não precisa criar outra conta, muito menos excluir a atual. É só ir em 'editar perfil' e migrar para a conta profissional.

Assim você não perde seus seguidores, conteúdos e engajamento da página. 

Conteúdo relevante no Feed

É ótimo postar sobre seus produtos e serviços, mas faça mais do que isso. Crie conteúdos que gerem interesse e provoquem o engajamento dos seguidores.

Explore o universo de possibilidades que o mercado pet tem, veja algumas dicas:

  • Cuidados para passear com seu cão em dias muito quentes
  • Como perceber se seu pet está abatido
  • Mitos e verdades sobre a convivência entre cães e gatos

Esses são exemplos de conteúdos fáceis de desenvolver e que engajam bastante.

Não precisa fazer textão, organize as informações de forma pontual em um carrossel, abuse das imagens 'fofas' de cachorrinhos e gatinhos que esse segmento oferece, e está feito!

Além de trazer informações, o algoritmo do Instagram aumenta o alcance de publicações que tenham conteúdo interessante e, atualmente, que estejam no formato de carrossel ou reels, aposte nisso para aumentar o engajamento e compartilhamento das publicações.

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Capriche na qualidade das imagens 

O Instagram é uma rede social visual, por isso, criar e usar imagens esteticamente bonitas e com boa resolução é fundamental para alcançar os resultados e atrair seguidores.

Tamanhos de imagens para Instagram

  • O tamanho recomendado para imagens quadradas no feed é de 1.080 x 1.080 pixels, na proporção de 1:1
  • O tamanho para fotos horizontais no feed é de 1080 x 566 pixels, no estilo paisagem
  • O tamanho para fotos verticais no feed é de 1080 x 1350 pixels, no estilo retrato
  • O tamanho das imagens para os Stories, IGTV e Reels é de 1.080 x 1.920 pixels, uma proporção de 9:16
  • A imagem de perfil é circular. O Instagram recomenda um mínimo de 320 x 320 pixels para as imagens terem melhor qualidade tanto no aplicativo móvel quanto em computadores

O seu Instagram é a vitrine virtual da sua loja, ter uma conta com imagens desleixadas e sem qualidade, vai transmitir a mesma coisa: desleixo, falta de qualidade e falta de profissionalismo.

Dica: Procure aplicativos para criar e editar suas fotos e vídeos, hoje em dia existem muitos para o público "amador", ou seja, quem não tem conhecimento em design gráfico. 

Indicação 1: Canva, super completo e o plano gratuito oferece diversas possibilidades para criar e editar seus posts para feed, stories ou reels do Instagram.

Indicação 2: CapCut, excelente para edição de vídeos para reels e stories. Gratuito e fácil de usar.

Responda aos usuários

Poucas coisas são piores para uma empresa, quando falamos de atendimento e relacionamento com o público, do que ter um perfil no Instagram que não responde directs ou comentários. 

Use o Instagram como um canal de relacionamento com seu público. Responda as dúvidas publicadas ali, faça agendamentos e busque resolver todos os problemas dos clientes naquele mesmo canal. Alinhe a equipe para atender corretamente em todas as plataformas.

Estamos na era do fácil acesso à informação, da praticidade e imediatismo. E sim, você precisa se adequar a isso. Quanto mais o cliente precisar se esforçar para tentar comprar com você, maiores as chances de você perder imediatamente aquela venda para seu concorrente.

Use os Stories

Os stories, como você deve saber, ficam disponíveis por 24h, mas você pode colocá-lo como “destaque” para que seus seguidores possam ver futuramente.

Esse é um dos recursos do Instagram com mais funcionalidades de interação, então explore ao máximo.

Divulgue o que está acontecendo, mostre o resultado do seu serviço de banho e tosa postando fotos do pet, faça enquetes, explore!  

Invista em anúncios pagos

Outra funcionalidade que você pode considerar, se tiver orçamento disponível, são os anúncios pagos no Instagram. 

Os anúncios ajudam a sua marca a alcançar mais pessoas em um menor espaço de tempo, e você pode anunciar para públicos direcionados e estabelecer um orçamento diário conforme seus recursos.

Atualmente, o valor mínimo é de R$ 6 por dia de campanha. 

Aprenda a usar as hashtags

As hashtags hoje em dia não tem mais o mesmo alcance e resultado que tinham há um tempo atrás, mas se você usar corretamente, elas ainda ajudam os usuários a achar seu conteúdo.

Se você não sabe, o objetivo da hashtag (#) é criar palavras chaves e termos de busca para facilitar que os usuários encontrem os conteúdos que desejam mais facilmente e que as postagens da sua página atinjam as pessoas certas, melhorando a experiência como um todo.

Então, você pode usar uma hashtag, como #banhoetosa para ajudar que outras pessoas que estejam procurando por esse assunto/serviço, encontrem a sua empresa. 

Atenção: Use sabiamente! Nada de colocar 20 hashtags em uma postagem. Use no máximo 3 e escolha as que fazem sentido no seu conteúdo. 

MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO PET Vol. 1

Agora mão na massa, bora aplicar essas dicas no Instagram da sua pet shop?

Obs: Rede social é construção, você não vai ganhar centenas de seguidores engajados e qualificados do dia para a noite, mas não desista.

Leia também: Estratégias Inovadoras de Marketing para Pet Shops: Tendências e Dicas

Persista, seja estratégico e tenha periodicidade. Aos poucos você vai ver sua rede crescer!

Até a próxima!

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