Como Melhorar Experiência do Cliente no PDV?

Os negócios que fazem parte do setor pet e que desejam causar boa impressão, precisam garantir a melhor Experiência do Cliente.

Afinal, são eles que vão levar à frente a imagem que você deseja construir para sua pet shop. Mais que isso, a satisfação dos consumidores reflete em vendas e na atração de novos públicos.

Portanto, é preciso ficar atento às melhorias que refletem na melhor Experiência do Cliente no seu PDV. Não só por uma questão de competitividade, como também, de lucratividade.

Quer entender melhor do que estamos falando? Então siga com a leitura e acompanhe as orientações listadas para que você consiga trabalhar a Experiência do Cliente na sua pet shop da melhor possível!

Experiência do Cliente: o que você precisa saber?

Para começar, você precisa entender melhor o conceito de Experiência do Cliente, também conhecido no mercado como Customer Experience, ou simplesmente pela sigla CX.

Conforme explica a CS Academy, a Experiência do Cliente é a impressão que a empresa transmite ao seu público, e que reflete na forma como os consumidores vão pensar no negócio durante a jornada de compra.

E isso envolve muito mais ações do que apenas um bom atendimento. Quando falamos de Experiência do Cliente, estamos falando também de estratégias de Marketing, Design, Gestão de dados e Produtos.

Por isso, a CX já começa no primeiro contato do cliente com sua pet shop, antes mesmo de realizar qualquer compra. Pois só o fato de ele escolher seu negócio para atender a necessidade que tem, já demonstra que você cativou uma experiência neste alvo.

E o que os negócios têm a ganhar com isso?

Você sabia que 25% das vendas são perdidas por práticas inadequadas no Ponto de Venda? Este dado da pesquisa da National Retail Federation foi compartilhado recentemente pelo Portal Administradores.

O número é alto e serve como sinal de alerta para você melhorar a partir de agora a Experiência do Cliente na pet shop. Isso porque, com este aprimorando, você não só evita a perda de vendas, como pode expandir a lucratividade.

Ainda segundo a CS Academy, uma boa Experiência do Cliente, aliada a técnicas de Customer Success (focadas em fazer o público efetivar as compras, ao fim da jornada de vendas), pode resultar em aumento de até 10x da receita anual do negócio. E ainda, permite o alcance de taxas de retenção 55% maiores.

Melhore a Experiência do Cliente com estas 3 dicas

Este é o momento de conferir as principais orientações da nossa equipe e colocar em prática o que temos a compartilhar sobre Customer Experience. Existem muitas dicas sobre este assunto, mas estas são as 3 primordiais para começar a alcançar resultados.

Ao segui-las, você convencerá seu cliente a ter seu negócio como preferência, o que pode ainda contribuir para que esta experiência se espalhe entre novos consumidores e impacte em mais vendas.

Lembre-se: assim como você, ninguém tem tempo a perder. Mais que descontos e melhores preços, seus clientes querem contar com facilidades que reflitam em agilidade e simplifique as compras.

1. Capriche na fachada

Quando compartilhamos aqui no blog orientações para ajudar você a escolher o Ponto de Vendas para sua pet shop, trouxemos também importantes lições sobre a fachada.

Isso porque, os 10 primeiros passos ou 10 primeiros segundos do público na sua pet shop podem ser decisivos para as decisões de compras. Você sabia deste ponto? Ela foi compartilhada pelo nosso parceiro William Weber.

Então, nada de deixar para depois: mantenha a fachada sempre em dia, com pintura e comunicação adequada e atualizada. Caso contrário, seu cliente pode pensar que a pet shop está enfrentando algum problema financeiro, ou é desorganizada e descuidada.

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2. Faça alguns ajustes dentro do PDV

Agora que seu cliente entrou na loja, é hora de instigá-lo a efetuar a compra. Para isso, existem muitas técnicas que podem ser aplicadas no PDV.

O objetivo é promover a melhor Experiência do Cliente, com estratégias que facilitem, agilizem e simplifiquem a tomada de decisão durante a jornada.

Recentemente falamos sobre isso em nossas redes sociais, e aqui estão as principais orientações para você colocar em prática:

  • Organize a distribuição dos produtos das gôndolas de acordo com o conceito da Curva ABC: os itens mais rentáveis devem ficar ao fundo, em prateleiras atrativas, enquanto os de venda fácil ficam à direita, nos corredores;
  • Ao avaliar a Experiência do Cliente na loja, otimize o trajeto e disponibilize os itens essenciais que transmitam a qualidade da sua pet shop pelo caminho principal;
  • Avalie a tipografia, cores, formatos, logos e fotos usadas na sua comunicação visual, criando uma identidade para uma imagem atrativa.

Não se esqueça que escolhas como boa iluminação, conforto térmico, limpeza e espaço entre os corredores, além de outras facilidades e comodidades, também refletem em uma melhor Experiência do Cliente.

Resumindo, seu ambiente precisa ser convidativo a ponto de o público querer comprar e voltar.

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3. Tenha a tecnologia como sua principal aliada

Estudos confirmam que a maioria das pessoas estão dispostas a pagar mais em troca de uma boa Experiência do Cliente, conforme publicado pelo Portal Consumidor Moderno. E sabe qual é o investimento que mais traz retorno neste sentido? A tecnologia!

Isso porque, ela pode ser aliada se você quer aprimorar este ponto da gestão desde antes de o cliente entrar no estabelecimento. Com uma boa divulgação digital, por exemplo, já é possível expandir o contato e impressão do público sobre sua pet shop.

Além disso, segundo dados compartilhados pelo Portal Consumidor Moderno, 37% dos ganhos com novos negócios atualmente está relacionado ao uso de novas tecnologias para vendas.

Então, vamos modernizar?

Neste sentido, temos uma importante dica para você modernizar as operações e alcançar resultados ainda melhores no Ponto de Vendas. O Pet Shop Control conta com funcionalidades que ajudam você a gerenciar diversas atividades da sua pet shop.

Para começar, é possível realizar vendas e fazer a emissão da NFCe, SAT ou MFe em poucos segundos, agilizando a Experiência do Cliente. E não para por aí! Com o módulo de gestão completa de estoque, o Pet Shop Control contribui com uma melhor organização do negócio. E ainda permite o acesso em tempo real a informações. Nele, estão disponíveis dados sobre vários itens para contribuir com o atendimento assertivo ao cliente, por exemplo.

Você quer ter mais controle do seu negócio e ainda garantir uma melhor experiência ao cliente na sua pet shop? Faça agora seu cadastro e solicite seu teste gratuito no Pet Shop Control!

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