5 Dicas para a Gestão de Clínicas Veterinárias

Selecionamos 5 dias do nosso consultor Gustavo Nascimento para melhorar a gestão de clínicas veterinárias. Não deixe de conferir!

Com crescimento do mercado pet e de clínicas veterinária,s surge a necessidade de padronizar os processos para que o atendimento possa ser realizado da melhor forma.

Não só para que o empreendedor possa simplificar a sua gestão, mas também para que o consumidor final sinta-se atraído por compartilhar daquele ambiente.

Essa padronização torna-se imprescindível na medida em que resultados e metas são almejadas e contribui na melhor gestão de clínicas veterinárias.

Planejar, organizar, dirigir e controlar toda essa engrenagem, pode ser considerada uma tarefa difícil, mas analisando o fato de que o mercado está em constante evolução e mutação, aquelas empresas que não aderirem às novas formas de gerir o seu business, terão dificuldades à curto, médio e longo prazo.

Então, confere essas dicas que separei que podem ajudar muito na gestão de clínicas veterinárias.

Atualizações mercadológicas

A busca constante por aprendizado pode introduzir resultados imensuráveis ao seu negócio.

Conversas diárias com empreendedores, clientes, profissionais do ramo e até benchmark, podem ajudar na efetividade do seu dia a dia e na interação exigida por seu público alvo.

O segredo é estar aprendendo, todos os dias, as melhores formas de condução da sua empresa.

Organização e condução

O profissionalismo de sua gestão é o que definirá se você irá alcançar os resultados ao final de sua jornada.

Como podemos alinhar estes processos para que eles estejam andando de forma homogênea? 100% desse controle é ligado à escolha da ferramenta que vai acompanhar o seu negócio de ponta a ponta.

Descomplicar a gestão vai muito além de controlar apenas quantas consultas a sua veterinária pode comportar. Passa por um controle geral de todos os pilares do seu business.

Uma base financeira minuciosa (com métricas, controle de faturamento, lucro e rentabilidade); controle de seu estoque (produtos/insumos/medicamentos); um relacionamento próximo de seu cliente (acesso à históricos e necessidades dos mesmos); controle de suas vendas e por fim, um pilar administrativo bem constituído.

A proximidade de um bom relacionamento

Costumamos comentar aqui no blog, que fidelizar um cliente passa por criar boas experiências e superar expectativas.

O sucesso de qualquer empresa que trabalhar com atendimento ao público, é saber tratar bem o cliente. O diferencial é realmente a maneira com que todo esse contexto irá caminhar.

Empresas que souberem administrar esse contato mais afetivo, poderão alcançar vôos sem turbulências e muito mais altos.

Uma simples mensagem via e-mail ou um whatsapp com a finalidade de lembrar o medicamento periódico e/ou a vacina que estará vencendo, remete à cuidado, causando boas experiências significativas que mantém o cliente.

Se conseguirmos alinhar o bom atendimento, qualidade do serviço e atender o consumidor em todas as necessidades de seus pets, teremos a certeza: ele estará fidelizado.

O resultado esperado e suas consequências

Sabem aquelas metas e objetivos que falamos lá no início?

Elas começam a verdadeiramente tornarem-se realidade à partir dessas práticas bem sucedidas.

A felicidade de conquistar os objetivos como empresa (que refletem notoriamente em toda questão pessoal do empreendedor) e finalmente estar andando no caminho certo, indica que as dificuldades diminuíram e que estamos finalmente encaminhando o nosso sucesso tão esperado.

Vale salientar, que todo o processo de relacionamento com o cliente e organização de todos os pilares da gestão de seu negócio, exigem um forte empenho por parte de todos os colaboradores e pessoas envolvidas com aquela estrutura.

Análise de todo o ecossistema de clientes

Hoje, existe um método que pode medir a satisfação do cliente de sua clínica veterinária: o NPS (Net Promoter Score).

Consiste em uma pesquisa, em que os clientes externam o que pensam sobre a sua empresa, dando notas de 0 a 10, de uma forma rápida e direta.

São considerados promotores, aqueles que avaliam entre 9 e 10. Neutros, entre 7 e 8 e os detratores de 0 à 6.

Com isso, conseguimos identificar os clientes que mais são engajados com o modelo de trabalho da clínica e aqueles que não identificam, ou identificam poucos pontos positivos em utilizar os serviços oferecidos.

Portanto, práticas como essas, cooperam para que qualquer erro e/ou acerto, seja identificado. O indicado é que tenhamos essas pesquisas sendo feitas periodicamente, sem longos períodos de intervalo.

Portanto, aplicando esses modelos de trabalho, você conseguirá ter sucesso em seu business. Importante ressaltar que todos esses processos fazem parte de uma gestão profissional do seu negócio.

É inevitável, nos dias atuais, a aplicação de todas e quaisquer melhorias que venham contribuir para com o dia a dia do seu negócio. Aqueles que não se adequarem à essas (novas) formas de gerir suas clínicas veterinárias, sentirão reflexo em seus resultados, sejam estes organizacionais/processuais ou financeiros.

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