Como Fechar Boas Parcerias com Fornecedores de Pet Shops

O que você tem feito para fortalecer as parcerias com fornecedores? Isso porque, estas negociações impactam diretamente nas finanças e até mesmo em processos internos.

Além disso, as más decisões nesta etapa da gestão podem afetar a reputação de pet shops e clínicas veterinárias, pois refletem na forma como o público é atendido.

Quer um exemplo? Pense que seu cliente chegou ao estabelecimento e não encontrou o produto que buscava. E isso aconteceu devido a atrasos na entrega, ou ainda porque você não fez a reposição do produto, devido a altos preços e prazos curtos de pagamentos.

Nesta situação, o consumidor vai buscar outra pet shop para realizar a compra. Com isso, você perde para concorrência, além de prejudicar a fidelização do público.

Então, você não quer que este problema afete o crescimento do seu negócio, não é mesmo? Por isso, apresentamos aqui informações que vão ajudar você a estabelecer parcerias com fornecedores.

Aprenda os principais critérios para direcionar suas escolhas e melhorar os resultados nesta etapa da gestão!

Boas parcerias com fornecedores começam com networking

Para começar as boas parcerias com fornecedores, você primeiro precisa encontrar profissionais com quem possa realizá-las. Logo, antes de mais nada, invista tempo e atenção em um bom networking.

Criar uma ampla rede de contatos será fundamental para o futuro da sua pet shop. Pois quanto mais pessoas você conhecer, mais oportunidades de negociação e poder de compra você terá.

Então, busque saber quais são e onde estão os distribuidores dos produtos que você precisa para atender seu público. Na publicação “Como escolher bons fornecedores”, o Sebrae sugere que você faça buscas na internet para descobri-los.

Para isso, vá além de uma simples busca no Google e utilize as redes sociais como suporte desta pesquisa de mercado. Você pode encontrá-los em grupos do Facebook, no LinkedIn, ou ainda participar de grupos do WhatsApp que reúnem pessoas que atuam no segmento.

Os fornecedores também estão cada vez mais presentes nas plataformas de compra em conjunto, atendendo à tendência de marketplaces B2B que só cresce no mercado, conforme já publicamos aqui no blog Pet Control.

Outra forma para encontrar bons fornecedores, e que é bastante assertiva, é por meio de indicações. Afinal, se este profissional e empresa têm atendido bem outros estabelecimentos, é um sinal de que você pode confiar para realizar as suas negociações também.

Além disso, vale marcar presença em feiras do segmento, onde estarão os principais fornecedores do mercado pet. Sabemos que hoje, devido à pandemia, muitos destes encontros têm sido adiados. Porém, ainda existe a possibilidade de acompanhar os eventos que acontecem de forma online, por exemplo.

E então, encontrou quem precisava? Agora é a hora de fechar boas parcerias com os fornecedores. Vamos aos critérios que direcionam as melhores negociações!

Tudo o que você precisa saber para fechar boas parcerias com fornecedores

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Estabelecer boas parcerias com fornecedores é fundamental para o crescimento no mercado pet

Você já entendeu que estabelecer boas parcerias com fornecedores é fundamental para o crescimento no mercado pet e sabe como encontrá-las. Agora, é a vez de aprender critérios que direcionam a melhor tomada de decisão nas negociações.

Afinal, entre os principais desafios dos empreendedores estão os prazos de pagamento curtos junto aos fornecedores, algo que você já aprendeu a resolver com o conteúdo que compartilhamos no blog.

E ainda existem outros pontos, como alinhamento na quantidade de pedidos para compra, confiança, qualidade da entrega…

Sendo assim, separamos aqui algumas dicas para direcioná-lo às boas parcerias, baseadas em nossa experiência de mercado e também em conteúdos compartilhados pelo Sebrae e a Revista Exame.

Certificações

Antes de realizar sua compra, verifique se o fornecedor e seus produtos atendem todas as exigências técnicas e legais, para não correr riscos ou pior, prejudicar seus clientes com soluções de baixa qualidade ou defeituosas.

Produção e atendimento

Certifique-se de que ele consegue também atender às demandas e prazos, entregando tudo o que você precisa no tempo e quantidades desejadas.

Proximidade

Lembra o que dissemos sobre uma boa rede de contatos? Nesse sentido, é bom ter boas parcerias com fornecedores da sua região de atuação, pois, desta forma, eles podem atender às solicitações com agilidade.

Não podemos nos esquecer também que as ferramentas digitais são aliadas das boas parcerias com fornecedores, principalmente para aproximá-los quando estão longe.

Então, mesmo que o contato seja 100% online, é importante verificar se ele consegue trabalhar de forma assertiva com tecnologias, respondendo suas mensagens e entregando todos os produtos solicitados online sem erros na entrega, por exemplo.

Confiança

A reputação do fornecedor reflete diretamente nas negociações. Logo, saiba em quem confiar, buscando indicações de mercado ou até mesmo avaliações na internet. Afinal, parceria é uma via de mão dupla.

Pós-venda

A boa parceria com fornecedores não termina na compra. Por isso, um ponto a se considerar é o pós-venda. Este ponto é fundamental caso você precise de suporte.

Preços e pagamentos

Agora, falando de finanças, vale lembrar que nem sempre o melhor fornecedor é o que tem o melhor preço, mas sim o que oferece o melhor custo-benefício. Então, não se esqueça de considerar uma comparação de mercado e também como ele facilita seus pagamentos.

E então, está preparado para fechar boas parcerias com os fornecedores? Esperamos que nosso conteúdo contribua com seu crescimento!

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