Porta a Porta ou Marketplace? Diferenças e vantagens

Venda porta a porta ou marketplace? Esta é uma pergunta que tem passado pela cabeça de muitos distribuidores. E a intensa rotina de visitas aos clientes são um fator a se pensar, uma vez que a conectividade tem facilitado cada vez mais os contatos.

Hoje vamos esclarecer esta dúvida frequente para garantir que você tome as melhores decisões ao levar seus produtos para o mercado.

Ao entender mais sobre as vantagens de cada uma dessas modalidades, ficará mais fácil escolher as estratégias que garantam a sua competitividade no mercado pet. Continue a leitura!

Você está à procura da felicidade com suas vendas porta a porta?

Você se lembra do ator Will Smith no filme “À Procura da Felicidade”? Como um vendedor porta a porta, ele deu vida à inspiradora história de Chris Gardner.

O empreendedor superou muitas dificuldades e tornou-se um milionário com suas vendas porta a porta. Hoje, segue a carreira realizando palestras motivacionais.

Entretanto, não podemos deixar de considerar que a história bem-sucedida de Gardner se passa em tempos em que a internet ainda não existia.

Ou seja, a venda porta a porta, naquele período, era uma das formas mais efetivas de conquistar clientes e comercializar produtos.

Sendo assim, se você, como distribuidor, está à procura da felicidade, deve manter suas decisões equilibradas com as tendências do mercado e as exigências de seus consumidores, para não perder oportunidades.

Muitas empresas ainda investem na distribuição de seus produtos por meio das vendas porta a porta. Vamos usar como exemplo a empresa DocG, que em 2019 se estabeleceu no mercado como pioneira na vendas diretas de cosméticos veterinários porta a porta, segundo a Agência Fiesp.

Neste formato, a empresa se estabeleceu com mais de 1500 consultores, atendendo a 3 mil pet shops pelo Brasil. E em matéria do projeto no portal “Terra”, a cada mês, no Brasil, são 3 mil novas pessoas aderindo ao trabalho de vendas porta a porta.

Em 2015, foram registrados 4,6 milhões de profissionais atuando neste formato, que possibilita aumento de renda e flexibilidade de horários da jornada de trabalho, além de uma oportunidade de lucrar.

Saiba mais sobre as vendas porta a porta nos dias atuais

É necessário lembrar que nesta modalidade a exigência de tempo de deslocamento aumenta. E este é um diferencial bastante competitivo. Afinal, vivemos em um tempo em que os processos são cada vez mais ágeis.

Você já calculou quantas horas têm levado nos deslocamentos realizados até os clientes? Esta é uma grande desvantagem das vendas porta a porta, que ainda implica em custos com combustível, alimentação, hospedagem, etc.

Isso sem contar o tempo de espera entre uma reunião e outra com os clientes, também lembrado pela Acoplan, pois atrasos podem ocorrer e nem sempre as conversas acontecem na hora marcada.

Considerando que, no mercado pet, 90% do faturamento é gerado por pequenas e médias pet shops de bairro, a tendência é ter muitos clientes que realizam pedidos pequenos. Logo, os custos com deslocamento também aumentam.

Sendo assim, quem chega primeiro e atende às necessidades dos estoques dos clientes com mais velocidade, se destaca e vende mais.

Além disso, as vendas porta a porta exigem altos investimentos em materiais de divulgação off-line, como folders e flyers impressos.

Juntos, todos estes fatores listados pela Acoplan podem reduzir sua produtividade e suas vendas, pois tornam mais longo e custoso o processo de prospecção.

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Em marketplaces, a chance de os clientes adquirirem mais produtos é maior, pois há mais facilidade em acessar as soluções e conhecê-las.

Como as vendas em marketplaces estão contribuindo com os negócios?

Muitos distribuidores estão identificando nos marketplaces oportunidades de crescimento. Assim, as plataformas digitais têm ganhado cada vez mais popularidade em inúmeros setores, até mesmo no mercado pet.

Por meio dos marketplaces, é possível reunir tanto os distribuidores, quanto os compradores. E neste ambiente online, são realizadas as negociações comerciais.

Uma das principais vantagens do marketplace frente às vendas porta a porta, segundo o Sebrae, é a retenção de clientes. Isso porque, os clientes navegam pelas plataformas digitais por mais tempo e voltam com mais frequência, de acordo com suas necessidades.

E nesta jornada, a chance deles adquirirem mais produtos é maior, pois há mais facilidade em acessar as soluções e conhecê-las, sem esquecer que este comportamento reflete diretamente no sucesso das suas vendas.

Além disso, outra vantagem oferecida por marketplaces é a visibilidade. Dependendo do marketplace que você participar, muitos lojistas verão suas ofertas sem que você precise prospectá-los um por um presencialmente, como é o caso das vendas porta a porta.

Alinhe suas vendas ao caminho do crescimento

Agora que você já sabe mais sobre os diferenciais entre vendas porta a porta e por marketplaces, saiba que podemos te ajudar a seguir em frente com as melhores decisões.

Isso porque, estamos preparados para atender todas as tendências do mercado pet, por meio de soluções online que acompanham as mudanças de comportamento dos consumidores e dos negócios.

Como você está se atualizando frente às oportunidades que estão surgindo? O mercado pet cresce mais a cada dia, e para se desenvolver junto a esta evolução, é preciso se manter conectado.

Não podemos deixar de mencionar que hoje os marketplaces estão cada vez mais consolidados em inúmeros setores do Brasil. E este modelo de negócio já é visto como uma das principais alavancas do crescimento nacional.

Então, que tal avaliar esta possibilidade em seus negócios? Com um marketplace, você pode aumentar suas vendas e melhorar seus lucros, além de aumentar a agilidade e conectividade do atendimento. E o marketplace ainda pode contribuir com a diversificação dos canais de venda e, assim, ampliar as oportunidades.

Clique e baixe nosso Infográfico sobre Marketplace B2B

 

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