Tecnologia a favor da gestão da pet shop

Ganho de tempo, melhores informações para a tomada de decisão e uma rotina de gestão automatizada. Esses são apenas alguns dos benefícios do uso da tecnologia em pet shop. Os vários softwares disponíveis no mercado têm sido aliados dos gestores na hora de melhorar os resultados em seus negócios. 

Não é novidade que o segmento pet não para de crescer, é fundamental estar preparado para atender essa grande demanda. Segundo a Forbes, em 2019, nos três primeiros trimestres, o mercado pet total, que está incluso na indústria e varejo, faturou R$ 35,4 bilhões e apontava sinais de melhora.

Contudo, uma coisa é certa, independente do segmento de mercado, adaptar-se às tecnologias traz avanços importantes e para as pet shops não seria diferente. 

Nesse texto você verá como plataformas digitais podem auxiliar no melhor desempenho das atividades diárias de gestão e operação. 

Tecnologia em pet shop: como o uso pode ajudar a gestão

Seja na administração do negócio, na comunicação com fornecedores e clientes ou ainda na hora de negociar, o uso da tecnologia na pet shop pode contribuir com ações mais saudáveis para seu negócio. 

Além do ganho de tempo, neste caso os históricos e controles criados oportunizam uma visualização macro dos resultados mensais do negócio. Com uma visão global é possível orientar ações específicas com foco no aumento da rentabilidade, por exemplo, ou então na fidelização de clientes, ou até em acordos mais justos com as marcas. 

A escolha dessas novas tecnologias está diretamente ligada ao objetivo a ser alcançado. Qual problema você está procurando resolver? E quais as funções que o sistema ou plataforma precisam ter para isso? 

Entender quais cenários precisam ser melhorados ajudará na definição de um investimento mais assertivo, afinal a evolução da tecnologia em pet shop trouxe uma variedade de soluções. 

Se o seu objetivo está ligado em melhorar a gestão da sua pet shop, nós elencamos alguns dos benefícios que sistemas com esse foco podem trazer. Veja que uma única solução pode transitar por várias áreas da administração, oportunizando ganho de tempo e a sincronização de dados. 

Controle do estoque

Seja pela falta ou pelo excesso de produtos acumulados, a falta de gestão de estoque é um problema recorrente em pets shops. 

Neste caso, um módulo específico para o controle de entrada e saída de produtos pode contribuir com negociações mais eficientes. Com dados em mãos é possível negociar valores e quantidades de uma maneira mais efetiva. 

Mas, os controles vão além neste caso. Você pode analisar os lotes e vencimentos dos produtos, e assim saber quando é a hora ideal de reabastecer. Além disso, é possível dar entradas em Notas Fiscais dos produtos, o que te auxilia muito nas atividades do dia a dia.

O Pet Control por exemplo, tem um módulo específico para a gestão de estoque. Ele permite controlar com precisão e agilidade os pilares do estoque, que são a compra, a organização e o controle dos produtos. Você pode saber mais sobre ele neste artigo aqui.

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Gestão de vendas

Tão importante quanto entender quais produtos estão disponíveis, é controlar as vendas. Vendas organizadas é sinônimo de ganho de tempo e principalmente, da criação de um histórico valioso para o seu negócio. 

Parece que não, mas é comum em pet shops a gestão da carteira de clientes ainda ser realizada através de cadernetas ou através de planilhas. Pode não ser um problema se o seu movimento for pequeno e você tiver tempo sobrando para administrar dessa forma, mas com um sistema de gestão de vendas todo processo é facilmente gerenciado e sincronizado com outros dados importantes como o estoque. 

A tecnologia dos softwares proporciona para você muita facilidade ao colocar as informações das suas vendas. É possível integrar em um único sistema, toda a gestão de vendas. Por exemplo: 

  • Leitor de código de barras;
  • Crediário e vale compras;
  • NFC-e, NF-e, SAT e cupom fiscal.

Além disso, com um CRM você constrói dados de vendas para cada cliente, podendo criar ações individualizadas. Ganhar tempo é importante, mas fidelizar o cliente através de uma gestão eficiente das compras é mais. O que você sabe hoje sobre o perfil de compra de quem passa pela sua pet? Como compete com aplicativos, por exemplo, que trazem ofertas personalizadas a partir de dados de compra? 

Otimização do planejamento financeiro

Como todo negócio, a pet shop também demanda cuidado com as finanças e contabilidade. Os investimentos sem planejamento podem ser perigosos. Assim como misturar contas pessoais e da empresa. 

Justamente para separar isso e trazer dados mais exatos sobre a saúde financeira da pet é que tecnologias têm se especializado na gestão financeira. Controle de fluxo de caixa, controle de metas, centros de custos podem ser alguns dos benefícios trazidos pelas plataformas. 

Mas, as vantagens podem ir além. Mais do que controlar o que entra e sai de dinheiro, com funções mais gerenciais é possível controlar inadimplências, entender a participação de cada produto ou serviço na sua lucratividade e ainda construir projeções de despesas de curto, médio e longo prazo. 

No entanto, para quem quer apostar em uma gestão preventiva do negócio, os centros de custos são uma excelente ferramenta, para entender o que tem dado certo ou não no seu negócio. Dividindo os setores e assim, entendendo de forma mais profunda a lucratividade de cada área. Quer entender mais? Leia este conteúdo aqui. 

Gestão de pessoas

Se cuidar do negócio é importante, dar atenção à gestão de pessoas é ainda mais. E a tecnologia aplicada à gestão de pessoas é um auxílio importante para as rotinas diárias.

Quanto maior o time mais pessoas para administrar, quanto menor o time, mas importante o controle das ações individuais para que nada saia errado. 

Os módulos de pessoas trazem funções aplicadas ao controle administrativo como comissões e escala de trabalho. Mas, a gestão de pessoas pode ser aplicada também em outra esfera. Ela pode ser aplicada para melhorar seu contato com clientes ou possíveis clientes. 

Nem precisamos listar aqui todas as possibilidades de contato com potenciais clientes. A tecnologia em pet shops permite sites com melhores conversões, chats para retirada de dúvidas ou até mesmo contatos instantâneos através de aplicativos. 

Aliás, criar uma boa estratégia de contato através do WhatsApp pode ser um reforço comercial importante. Aqui você encontrará algumas dicas.

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Relacionamento com o cliente

Contando com uma agenda digital bem abastecida de informações, o gestor de um pet shop pode calcular o tempo dos atendimentos, seja de uma tosa ou na fila do caixa. Isso permite inclusive planejar estratégias para fidelizar clientes.

Com esse controle é possível ainda remarcar atendimentos, fazer uma estimativa de produtos, criar um sistema de fidelidade, deixar salvo as particularidades de cada animalzinho. Também é possível programar e-mails com avisos e lembretes, por exemplo.

As transformações do setor com tecnologia em Pet Shop

Investir em tecnologia em pet shop para a gestão do seu negócio pode provocar uma mudança na cultura. Com o auxílio dela você terá o seu trabalho de gestor facilitado e poderá investir tempo, e até dinheiro – pois terá o controle total – em ações de marketing, por exemplo, e também na motivação dos seus colaboradores.

Através da implantação da tecnologia em pet shop, é possível provocar mudanças quanto à cultura de atendimento, aumentar a lucratividade e desenvolver um negócio de sucesso, além de melhorar ainda mais a sua relação com os clientes.

Por todas essas razões, o impacto da tecnologia na gestão de pet shops merece a sua atenção.

Ficou interessado(a) em obter soluções capazes de atender os pontos mencionados neste artigo? Conheça o Pet Shop Control e saiba como alavancar o seu negócio com o uso da tecnologia em pet shop.

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