Recrutamento e seleção de pessoas para pet shop: saiba montar uma boa equipe!

O sucesso de qualquer empresa está ligado ao processo de recrutamento e seleção de pessoas, pois isso vai definir a equipe que vai te acompanhar no dia a dia.

Em um pet shop, cada uma das funções exige comprometimento e jogo de cintura para lidar com as tarefas. Você e seus funcionários precisam não só dessas qualidades, mas também de harmonia e trabalho em equipe para conseguir crescer.

Ter os melhores funcionários é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes diferenciais competitivos neste tipo de negócio. Eles vão definir como será seu ambiente de trabalho e o atendimento dos clientes.

Neste artigo, vamos conversar sobre como uma equipe com preparação e bem alinhada podem fazer a diferença em seu pet shop. Você entenderá como isso pode contribuir para o sucesso do negócio, ou, em caso de contratações erradas, prejudicá-lo.

Sabemos que a rotina é puxada, por isso queremos te ajudar a contratar os caras certos para seu negócio. Aqueles que vão proporcionar um atendimento incrível para o seu cliente, e realmente te auxiliar.

Acompanhe!

Conheça bem o mercado pet 

O processo de recrutamento e seleção pode ser trabalhoso e desgastante se você não tiver conhecimento do mercado em que seu negócio atua.

Isso quer dizer também, levar em consideração os nichos de mercado.

Por exemplo, se você tiver conhecimento sobre o consumo de pet food e acessórios, mas está querendo atuar também com a parte de clínica e hotelaria, o seu domínio é válido até certo ponto.

Pois, o trabalho de atendimento veterinário, ou de hotelaria, — como já comentamos neste post — exige um cuidado específico com a confiança dos clientes.

Por isso, a nossa primeira dica trata-se exatamente disso.

Ao ter uma compreensão geral do setor pet, o responsável consegue saber exatamente o tipo de profissional adequado para a empresa.

Isso, sem dúvida, torna mais fácil a busca por pessoas que realmente possam atender as necessidades do pet shop e colaborar para o crescimento do negócio.

Avalie o nicho de clientes que você atende e que você busca atender, para que o perfil desse profissional atraia os clientes certos para sua loja.

A experiência ou interesse do candidato também pode fazer a diferença. O conhecimento dele pode ser o diferencial para conquistar aquele cliente mais exigente.

Então, é importante que o funcionário goste do mercado em que atua, se atualize e busque por novidades.

Procure entender o que já foi feito na sua área que deu certo. Inspire-se em casos de sucesso para ter ideias. Converse com pessoas da área para trocar experiências.

O networking sempre vai te ajudar, inclusive neste momento de recrutamento e seleção de funcionários para pet shop e todas suas variações.

Verifique os currículos cuidadosamente

Um motivo impede grande parte dos gestores de analisarem cuidadosamente cada currículo que chega a sua mesa: a falta de tempo. Mas, este obstáculo precisa ser enfrentado, já que a contratação de bons profissionais é fundamental para o crescimento do seu pet shop.

Vale lembrar que, no currículo, estão presentes informações preciosas, que vão além de simples dados de contato.

Na hora da seleção, é importante que você procure por descrições, como experiência profissional e habilidades.

Mesmo que estejam resumidas, elas já servem para fazer uma triagem inicial, ajudando-lhe a conferir se aquele indivíduo é o melhor para preencher a vaga. Mantenha o foco também nas qualificações do candidato, pois elas certamente influenciarão nos resultados se ele for contratado.

Caso a vaga tenha pré requisitos como, por exemplo, um curso de tosa, a avaliação do currículo vai te poupar bastante tempo com pessoas que não poderiam te ajudar.

Também é interessante fazer uma lista das qualificações ou habilidades que esta vaga pede, e com isso filtrar os melhores candidatos.

O currículo é um bom filtro de qualificações e pré-requisitos necessários para a vaga. Mas, não deve ser o único meio para decidir a sua contratação. Use etapas para identificar a pessoa que realmente irá completar o seu time. Para isso é necessário conhecer e conversar.

Em um simples bate-papo você pode colher informações, analisar perfil, comportamento, e inclusive conferir a veracidade do que está descrito no currículo.

Isso nos leva a próxima etapa de recrutamento e seleção de pessoas que pode ser decisiva para uma boa contratação: a entrevista.

Prepare-se para a entrevista de recrutamento e seleção 

Quando bem estruturada, a entrevista vai agregar as informações mais relevantes para te ajudar a decidir quem será o novo integrante de sua equipe.

Esteja preparado, tenha um formulário de questões que não podem ser esquecidas.

Na hora de entrevistar os candidatos, esteja sempre disposto a ouvir mais do que falar. Faça perguntas que deem ao profissional a oportunidade de mostrar as suas habilidades que irão contribuir diretamente para o desenvolvimento do pet shop.

No decorrer do diálogo, preste atenção também na maneira como o candidato fala e constrói suas ideias. Com estas informações, você poderá perceber se aquela pessoa está preparada para ser contratada e se ela agregará valor ao seu negócio.

Foque nas experiências. Saber como a pessoa já lidou com problemas é importante, e ainda permite ter noção se o candidato tem conhecimentos técnicos ou experiências que possam agregar no seu dia a dia.

Também é bacana observar durante o recrutamento e seleção de pessoas, quando o candidato ressalta algo que valoriza nele mesmo e nas empresas que já trabalhou. Isso dirá muito se vocês terão uma comunicação alinhada.

É importante ter atenção sobre o interesse do pretendente a vaga, tanto em relação a área que irá atuar quanto em relação a sua marca.

Depois da contratação este será um representante de sua empresa. Então tenha em mente que é essencial a identificação do candidato com seu pet shop e sua forma de trabalhar.

Converse sobre possíveis situações que o candidato irá enfrentar e tenha atenção às suas reações. Caso tenha a oportunidade de aplicar testes, busque ferramentas que identifiquem as características do seu funcionário ideal.

Não esqueça dos detalhes imprescindíveis que, independente do setor de atuação da pessoa que está contratando, poderá enfrentar como: atendimento ao cliente, saber lidar com pets de diversos portes e temperamentos, além de possíveis situações de emergência.

Você pode realizar testes com tarefas comuns no dia a dia da pet shop, criar exemplos com situações adversas para saber como o candidato lida com elas.

Uma dica é ir contra a opinião do entrevistado, para ver qual a reação ao ser contrariado e como defende seu ponto de vista.

Principalmente em vagas de atendimento, saber lidar com situações desconfortáveis podem garantir uma imagem positiva do seu atendimento e da marca do seu pet shop.

Esclareça quaisquer dúvidas

Muitos contratantes têm o hábito de não serem sinceros durante uma entrevista, seja escondendo informações importantes, ou deixando perguntas feitas pelos profissionais sem qualquer esclarecimento. Mas, vale lembrar que os indivíduos só podem ser sinceros se você agir do mesmo modo.

A clareza das informações podem te ajudar a fazer a contratação certa e evitar novos custos com recrutamento e seleção de novos funcionários.

Inicie a relação com confiança e mostre como a sua empresa pode ser importante para o crescimento pessoal e profissional do candidato.

Lembre-se que a relação entre funcionário e empresa deve ser uma via de mão dupla, ambos têm interesse em crescer e melhorar.

Seja uma boa escolha de trabalho. Ofereça um ambiente com leveza e possibilidade de crescimento, claro, sem esquecer das responsabilidades. Isto pode te dar retorno não só financeiro, mas também a possibilidade de dividir as tarefas com uma pessoa parceira que realmente preza pela sua marca e pelo seu negócio.

Valorize os seus funcionários, colaboradores e parceiros. Eles são os responsáveis por manter o seu cliente fidelizado, e consequentemente, pelo crescimento da sua empresa.

Da mesma forma, procure por alguém que valorize seu negócio. Durante o recrutamento e seleção é possível perceber se o candidato tem interesse.

Pergunte o que ele sabe sobre sua marca, onde ouviu falar da vaga, quais as referências que ele tem sobre seu pet shop, entre outros tópicos que possam te mostrar se há interesse em agregar.

Preste atenção nas respostas e nas perguntas, pois uma pessoa realmente interessada em crescer junto com seu pet shop vai demonstrar isso na entrevista.

Quanto mais alinhado em forma de pensar e agir, mais valor terá essa contratação.

Esses textos também podem ajudar:

Bons funcionários garantem o sucesso das vendas no pet shop

Uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios revelou que, para 61% dos consumidores brasileiros, o bom atendimento é mais relevante do que preço e qualidade na hora de decidir pela compra.

Outro estudo, conduzido pela Zendesk, mostra que o Brasil é o quinto pior colocado no ranking de 28 países quando o assunto é atendimento ao cliente. Estamos à frente apenas de Bélgica, Turquia, África do Sul e Emirados Árabes.

Isso demonstra que, ao mesmo tempo em que nossos consumidores querem bom atendimento, ainda temos muito a melhorar.

Logo, funcionários comprometidos com esta conduta podem trazer resultados muito satisfatórios em vendas.

Durante o processo de recrutamento e seleção, considere a importância que os consumidores dão ao bom atendimento. Afinal bons funcionários podem ajudar a fidelizar clientes. Nós sabemos, muitas vezes os clientes procuram pelos funcionários e não pelo pet shop em si.

Quando se sentem à vontade, realmente bem atendidos pelos funcionários, eles tendem a voltar.

Se você tiver uma equipe alinhada e competente, e principalmente, que preza pelo conjunto, não será problema repassar essa demanda. O cliente precisa confiar na sua pet shop como um todo.

Focar em um padrão de atendimento também fará com que seu negócio construa a imagem de qualidade e segurança em serviços e produtos.

O reconhecimento da reputação da marca está diretamente ligada a forma que você e seus colaboradores lidam com as situações do dia a dia com clientes, fornecedores e colaboradores.

Por isso certifique-se de que todas as pontas do seu atendimento estão sendo tratadas com a mesma linha de raciocínio e cuidados por seus funcionários.

Bons funcionários contribuem para a reputação do pet shop

De nada adianta fazer um super trabalho de identidade visual e investir muito em marketing e comunicação se, ao chegar na loja, o cliente vê nos funcionários uma imagem diferente do que os anúncios prometem.

Bons funcionários contribuem significativamente para a reputação da empresa — e o contrário também é aplicável: colaboradores não comprometidos podem colocar toda a estratégia em risco ao não prestarem bons serviços ou atendimento satisfatório.

A identificação da sua marca fica registrada no atendimento e nas atividades que necessitam de contato com o público. Qualidades como educação, cordialidade, e atenção podem fazer a diferença na hora de atrair clientes e melhorar o faturamento.

Da mesma forma, se este funcionário precisa entrar em contato com um fornecedor, é preciso ter também destreza para manter uma relação próxima que traga vantagens. Ao mesmo tempo em que negocia valores.

Esse é outro fator que pode fazer a diferença no final do mês, seja por ter os prazos do estoque em dia, seja por ter menos custos com os fornecedores.

Contrate as melhores profissionais para trabalhar no seu pet shop

Saber como escolher os melhores perfis para trabalhar em seu pet shop é um desafio. Um erro muito comum entre os empresários é só se preocupar com as habilidades técnicas dos candidatos na hora da contratação.

Sim, o conhecimento técnico é muito importante, mas não pode ser o único quesito de avaliação.

É preciso considerar fatores como capacidade de trabalho em equipe. Identificar a personalidade do profissional, inclusive para que ela não destoe do restante da equipe, o que gera conflitos. Conferir experiência, capacidade de lidar com clientes difíceis, entre outros.

Procure contratar funcionários para pet shops apaixonados pelo universo do negócio,que gostem de animais e querem proporcionar soluções para os donos dos pets.

Também é interessante avaliar a proatividade dos candidatos, encontrar meios de perceber o quanto eles são dispostos a fazer além de suas atividades formais.

Isso está muito ligado à produtividade: pessoas que só fazem o que lhes é solicitado tendem a ser menos produtivas do que aquelas que são proativas.

Saiba a importância de cada área de atuação. Se você está trabalhando com banho e tosa, clínica, farmácia, ou qualquer outra área das inúmeras possíveis no ramo, tenha consciência da importância de profissionais específicos de cada setor.

As qualificações são diferenciadas. Tenha certeza de que os profissionais que têm mais facilidade de atendimento estejam nos setores certos da loja, para tratar o cliente com carinho, agilidade, destreza.

Quem tem mais facilidade com partes administrativas e financeiras, também precisam estar no seu setor de interesse e conhecimento.

Caso você tenha uma equipe mais enxuta, garanta durante o processo de recrutamento e seleção que os funcionários tenham flexibilidade de atuar em mais de uma atividade. Afinal, o dia de um pet shop tem dinamismo, e o candidato mais capacitado pode ser aquele que tem diversos interesses.

Sua equipe pode definir o futuro do seu negócio

Como já foi dito aqui, a sua equipe vai ser responsável pela sua imagem em todos os pontos de contato externos: clientes, fornecedores, parceiros, entre outros.

O ideal é ter pessoas ao seu lado que representam sua marca. Elas devem respeitar os valores e posicionamentos que sua loja tem.

Quando iniciar um processo de recrutamento e seleção de pessoas para pet shop, você precisa ter na ponta do lápis todas as atividades que seu pet shop presta. E a partir disso esquematizar as tarefas e os funcionários responsáveis por elas.

Assim você irá definir o tamanho da equipe, quais qualidades são necessárias e os perfis que se encaixam em cada atividade.

Para ter um time de alto rendimento você precisa que os setores da sua loja conversem e estejam em harmonia.

Isso vai dar mais agilidade aos processos permitindo que você tenha mais clientes satisfeitos e bem atendidos, mantendo também os setores sem acúmulo de trabalho.

De nada adianta escolher a pessoa mais capacitada com os melhores cursos de banho e tosa, ou um diploma estrangeiro de veterinária, se essa pessoa não se encaixa no perfil do seu pet shop e da sua equipe.

Por isso, cada etapa do processo seletivo vai te ajudar a identificar uma pessoa competente e que se ajuste ao seu time. Lembre-se que o time entrosado pode entregar melhores resultados do que um time de estrelas.

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