Quais Produtos mais Vendidos em Pet Shop?

Entender quais são os produtos mais vendidos em pet shop pode salvar o seu orçamento. Isso porque saber investir é determinante para se manter em um ambiente cada vez mais competitivo, que é o mercado pet.

Em qualquer cidade do Brasil você encontra dezenas de negócios voltados para o mundo pet.

Se você está apostando nesse meio, é melhor ficar informado para ter nas prateleiras o que o seu cliente quer.

Para manter seu público e não dar chance para a concorrência, você pode utilizar algumas técnicas de vendas, usar as informações de mercado e também do seu próprio negócio.

Por isso reunimos para você algumas informações que podem transformar suas vendas a partir do conhecimento dos produtos mais vendidos em pet shop.

Escolhendo os produtos certos para seu cliente

No primeiro momento situe-se em relação ao mercado. Você trabalha apenas com vendas de produtos? Oferece serviços com mercadorias? Ou é veterinário que realiza os atendimentos e tem comissionamento de vendas de artigos de um parceiro?

Aqui temos três nichos de mercado que podem fazer variar quais os produtos mais vendidos em pet shop.

Além disso, o público alvo também pode determinar os itens mais buscados.

Uma coisa é certa: todo pet necessita de alimentação, cuidados de higiene e também manter a  saúde em dia. Produtos voltados para outras finalidades vão depender do perfil de clientes, os tutores dos bichinhos.

Para saber como trabalhar as saídas de produtos é preciso estar atento ao seu orçamento e ao tipo de venda que está propondo ao cliente.

Pois assim, você saberá quanto está gastando para adquirir o produto e qual o retorno está tendo nas transações.

Você se posiciona como uma loja de preços baixos, ou um negócio com foco em qualidade de atendimento e satisfação do cliente?

Isso também influencia quem consome na sua loja. Se o cliente vai buscar a ração mais barata ou vai procurar melhor custo-benefício, ou ainda se vai escolher as marcas de renome.

Caso você tenha um vasto valor de investimento e consegue abranger mais de um nicho de mercado, como clínica, boutique e estética, você tem uma grande possibilidade de vender produtos que sejam complementares aos seus serviços.

Trabalhar com mercadorias de alimentação saudável, por exemplo, pode ter vendas mais fáceis quando se atua na promoção desse tipo de produto por meio da informação.

Ou seja, converse com seu cliente explicando o que uma alimentação adequada pode fazer pelo pet em questão estética e de qualidade de vida. A felicidade do bichinho será a prioridade para aqueles que tratam os pets como pessoas da família.

A venda consultiva, essa que você agrega valor aos produtos por explicar ao público quais os benefícios, e as comparações com outros produtos, podem aumentar o ticket médio tanto do cliente que só vem uma vez a cada mês, como aquele que aparece toda semana.

Como já dissemos aqui, ter uma cartela de clientes fidelizados auxilia para ter informações essenciais sobre o que o público precisa, de acordo com suas compras anteriores. Sendo clientes novos ou não.

Verificando as vendas feitas pela sua loja, você consegue saber quais são os produtos mais procurados e qual a necessidade do seu público.

Com isso, também pode revisar suas saídas anteriores e conferir informações que podem te ajudar a crescer.

Nós reunimos algumas informações de mercado que podem te ajudar. Veja quais itens  tem mais saída:

Tipos de produtos mais vendidos para pet shop

A abrangência de mercado permite termos tendências diferenciadas dependendo dos públicos que consome em pet shops.

Ainda assim, alguns tipos produtos terão sempre maior número de giro do que outros independente dos perfis de cliente.

Seguindo a demanda de mercado, itens e serviços para cães são os mais procurados para atender os mais de 50 milhões de cães existentes no Brasil, segundo pesquisa do IBGE.

Depois, entram produtos voltados para as mais de 37 milhões de aves de estimação, os 22 milhões de gatos e 18 milhões de peixes.

Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) aponta o faturamento que nos dá a noção de quais são os produtos e serviços mais procurados no mercado:

  • Pet Food – alimentos estão em primeiro local no ranking;
  • Pet Serv – serviços estéticos e de cuidados animais tem o segundo lugar em saídas;
  • Pet Care – produtos de cuidados pet são o segundo lugar em vendas;
  • Pet Vet – medicamentos estão em crescimento no mercado pet.

Alimentos

Segundo uma pesquisa realizada com parceiros do Pet Shop Control, o campeão em vendas segue sendo a ração vendida de forma à granel (lembrando que para vender dessa forma é preciso consultar a legislação referente ao estado e tipo de inscrição comercial da sua loja) .

Itens de alimentação de pets são os que tem maior giro. No top 10 de produtos mais vendidos também encontramos os sachês de comida para gatos e cães.

Então mais do que essencial, se você trabalha com venda de produtos para pet, alimentos podem ser uma boa escolha.

Não falamos em relação a marcas e tipos de ração mais vendidos. Porque isso depende de nicho.

É possível que você tenha público para rações superpremium, ou de alimentação saudável, mas se não souber trabalhar a venda de cada tipo de ração, vai acabar tendo prejuízo ao invés de lucro.

Por isso, antes de investir, estude seu mercado.

Sachês de comida e outros itens menores têm mais chance de ter vendas rápidas e não gerar muito custo em estoque.  

Com uma pequena pesquisa e algumas compras gradativas, você pode incluir esse produto no ticket médio dos clientes.

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Farmácia

Medicamentos são uma boa aposta para o mercado de produtos pets. Os cuidados com a saúde dos bichinhos é essencial e seu cliente sabe disso.

Um dos principais problemas que assola a qualidade de vida de cães e gatos é o parasitário.

Pulgas e carrapatos prejudicam desde os pêlos, até o apetite do pet. Por isso, um dos produtos mais vendidos em pet shop são os medicamentos anti pulgas e carrapatos.

Além de ter saída durante o ano todo, esse artigo tem mais procura em períodos de calor. Por ser um produto que tem aumento nas vendas de forma sazonal, você pode trabalhar com mais de uma margem de lucro.

Assim você garante os valores de venda comum durante boa parte do ano com as vendas recorrentes, e ainda consegue tirar uma gordurinha a mais para períodos de menor movimento.

Lembre-se que muitos antiparasitários tem durabilidade baixa, e isso pode ser controlado para que você venda novamente esse produto para clientes que já buscaram na sua loja. Para isso, basta ter um controle de histórico de produtos dos clientes.

Ter essas informações na hora da venda podem te ajudar a aumentar o faturamento com os mesmos clientes. E isso não só com parasitários.

Itens de farmácia são tipos de produtos que permitem ter margens de lucro altas, por serem produtos de baixo custo. Você só precisa entender o giro de cada um.

Esse tipo de mercadoria pode ser comercializado em estabelecimentos que tenham um responsável técnico, como prevê a legislação.

Caso pratique apenas a venda, precisa ter o controle de um veterinário, regulamentando essa parte. Para manipulação também é possível que o responsável seja um farmacêutico.

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Higiene

Ainda sobre produtos de cuidados, desta vez considerando pet care, os itens de higiene são produtos que tem alto giro nas pet shop do Brasil.

Cada vez mais pets residentes em apartamentos ou com donos que tem uma rotina que não permite os passeios na rua, fazem com que esse produto esteja na lista de compras semanal dos clientes.

Outros produtos voltados para questões estéticas também tem alta saída, uma vez que o mercado de embelezamento está crescente.

Dos tipos que tem tido mais saída vemos escovas de dentes descartáveis e produtos de banho.

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Acessórios

A procura por esse tipo de item em pet shops tem frequência considerável. Dos produtos mais procurados como acessório para animais vemos as coleiras e colares elisabetanos.

Apesar ter funções diferentes, esses dois produtos despontam em relação a venda de acessórios.

Também notamos vendas altas de itens como bebedouros e comedouros.

Da parte de acessórios o que pode definir sua margem de lucro é a qualidade dos materiais que você pretende comprar.

Quanto mais qualidade e possuindo as melhores técnicas de vendas, maior a margem pode ser trabalhada.

O giro desse tipo de produto também vai depender um pouco de suas técnicas de vendas e perfil de loja.

Afinal, a parte de adornos são itens ligados a entretenimento e estética, e nem sempre o cliente vê valor nesse tipo de mercadoria.

Saber vender vai mostrar até para aquele cliente que só compra o básico, que o pet também merece esse tipo de cuidado.

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Vendas produtos com serviços

Os serviços em pet shop tem sido a aposta de muitos empreendedores do ramo. O giro desse segmento é crescente, assim como a inovação como já falamos aqui.

A cada dia vemos novas modalidades e especialidades de serviços estéticos, de cuidados ou entretenimento animal.

Não é mais novidade que o cliente vê seu pet como um membro da família e quer tornar a vida dos bichinhos cada vez mais saudável e proveitosa.

Com isso, serviços para pet shop é o segundo maior responsável por giro e faturamento do mercado de animais domésticos.

Ao atuar com serviços, você tem um grande atrativo para o cliente que busca comodidade. O cliente fica mais tempo na sua loja, e precisa ter confiança no seu serviço, já que o pet vai ficar aos cuidados do banhista, tosador ou veterinário.

Com a confiança estabelecida, o vínculo entre a sua loja e o cliente se fortalece, e fica mais fácil você fazer uma venda consultiva, ou oferecer serviço com produtos.

Quando essa venda feita corretamente, é possível trabalhar melhor algumas margens de lucro e giro de produtos. Aqui reunimos algumas dicas que podem te ajudar:

Crie uma tabela de valores para os serviços de acordo com o público que pretende atender.

Identifique os custos de cada categoria de serviço. É importante saber quando você vai usar de insumo dependendo de porte, da raça e/ou tamanho do pelo, e quanto tempo você demora para atender cada um desses pets. Só com o controle gastos é possível calcular uma margem de lucro e preço certo para os serviços.

Avalie seus serviços mais vendidos. Você pode usar estes dados para oferecer um produto junto, sempre com intuito de aumentar vendas ou lucro.

# Tenha controle de produtos com pouco giro que possam ser oferecidos com estes serviços. Assim você agiliza essa venda.

# Produtos de higiene com margem de lucro alta podem ser incluídos na venda de serviços mais baratos, por exemplo o perfume ou hidratante usado após o banho. Você vai oferecer um serviço com duração mais prolongada e ainda conseguir fluxo de caixa.

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Como identificar os produtos que mais trazem retorno?

Primeiro tenha controle sobre suas vendas. Confira todas as saídas que teve em um período para ver quais os produtos mais vendidos para pet shop. Isso é fácil de fazer quando se tem um controle de gestão com dados que mostrem o giro dos produtos.

Assim, você consegue comparar suas vendas por tipos de produtos, marcas ou até mesmo nicho de mercado (farmácia, higiene e estética, boutique, etc).

Para os itens com bastante giro, você pode avaliar por períodos curtos como está sendo o lucro em relação a estes produtos e qual a fidelidade dos seus clientes em relação a ele.

Essa informação é importante para produtos de grande giro, mas que são baratos.

Por exemplo, quando você vende pacotes de ração que são de qualidade inferior, mas está comprando diversas marcas. É possível reduzir o número de marcas para não variar tanto. Isso pode reduzir o seu custo e ainda assim manter suas vendas.

O que é mais importante: lucro, faturamento, ou giro dos produtos mais vendidos para pet shop?

As diferenças entre estes fatores estão ligadas ao custo dos produtos.

O faturamento representa seu volume de vendas em valores financeiros. Ou seja, quanto em reais você vendeu e se está com quantidade de faturamento de acordo com o mercado.

Trimestralmente, a Abinpet apresenta os dados de crescimento e faturamento do mercado pet.

Mas ainda assim, é explicado que isso não necessariamente seja um reflexo de crescimento real para os empreendedores do ramo pet. Porque o valor de faturamento está incluindo o preço de custo, o preço de venda, e valores de impostos.

Por exemplo, quando você faz o controle financeiro no final do mês descobre que está com vendas altas em valores financeiros, mas quando vai pagar suas contas resta pouquíssimo.

Por isso, não se baseie apenas no faturamento para saber como está indo seu negócio. Confira também quanto está ficando em caixa depois de fazer um balanço de compras e vendas.

É possível que esses produtos de giro estejam fazendo você se manter no estágio em que está. Sem crescimento.

Isso pode acontecer se você estiver trabalhando com margens de lucro abaixo do valor ideal para que aquele produto seja rentável.

Essa situação costuma acontecer quando você não tem segurança da qualidade do seu produto e atendimento, ou quando fica disputando menor preço com seus concorrentes.  

Então não se engane, volume de vendas pode não ser sinal de crescimento.

Para que o giro te ajude a crescer, é preciso ter um controle de estoque adequado. Fazendo levantamento periódico para que seus produtos não fiquem parados.

Você pode utilizar produtos de giro fácil para atrair clientes para sua loja, e assim vender produtos e serviços com uma boa margem de lucro. Mas lembre-se sempre de avaliar se isso está realmente tendo retorno, conferindo o lucro que tem obtido.

Para saber trabalhar margens de lucro você deve ter ideia de custos que envolvem a compra deste produto. Desde o valor de aquisição ao custo do item quando parado em estoque.

O lucro é o que vai ficar para ser reinvestido na loja. É o que você efetivamente ganha ao finalizar uma venda e pagar todos os encargos (fornecedor, impostos, funcionários, contas fixas).

Por isso, para dar um preço justo para você e seu cliente, é importante ter um controle financeiro que contemplem esses custos, permitindo que você calcule de maneira ágil a margem de lucro.

Faça sua margem de lucro para sua loja, de acordo com seu regime tributário, seus custos, seus fornecedores e seus produtos mais vendidos.

Conclusão

Para definir o foco em vendas de produtos você precisa ter conhecimento do que seu público quer, o que precisa e como fazer a venda para ele.

Conhecer os campeões de vendas do mercado brasileiro pode sim ajudar você a atrair o público para a loja. Mas depois disso, o ideal é não ficar só na tendência da matéria de jornal, e sim fidelizar o cliente para saber o que ele realmente quer.

Com um sistema de gestão pode ter dados de quantos produtos foram vendidos, em que período tem maiores vendas, e qual o faturamento referente a essas saídas. Assim você tem controle da sua saúde financeira e pode tomar as medidas certas para melhorar sempre.

O ideal é fazer esse acompanhamento periodicamente das vendas e entender como seu público tem consumido na sua loja. Assim você terá uma visão macro do seu negócio. Avaliando suas margens e possíveis investimentos.

Esteja atento às tendências de mercado para negócios com foco parecidos com o seu. É importante ter um direcionamento, um carro-chefe que seja um diferencial.

Reúna os dados para entender quais produtos tiveram giro e quais te deram maior lucro.

O ideal é avaliar esses dados periodicamente. Sempre utilize as informações de vendas para melhorar seu desempenho e de seu time.

Abraços e boa escolha nos produtos da sua pet shop!

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