Pet Shop virtual: passo a passo para ter um

Você gostaria de faturar milhares de reais vendendo itens e serviços de pet shop online?

Desenvolver um pet shop virtual pode ser uma grande oportunidade para você.

Como você imagina, esse segmento de mercado é promissor, mesmo com a recente crise econômica.

E o mercado brasileiro está em expansão. Atualmente, é o segundo maior mercado do mundo.

O Brasil só perde para os Estados Unidos.

São 100 milhões de animais domésticos, de acordo com a Abinpet. E você pode estar nesse nicho com um pet shop virtual.

Existem milhares de marcas, fabricantes, clínicas, lojas e até verdadeiros shoppings para pets, mas um segmento do mercado continua pouco explorado.

Segundo pesquisa da GS&MD, uma das maiores empresas de consultoria de varejo do país, somente 0,4% dos canais de venda de produtos pet são por e-commerce.

Ou seja, o pet shop virtual pode mudar a sua vida como um complemento do seu negócio e até mesmo como uma nova empresa.

Mas antes de colocar a mão na massa para ter o seu próprio pet shop virtual, você precisa planejar.

Não pense em ingressar nesse mercado só com essas informações.

Isso, sem sombra de dúvidas, é um fator relevante para a sua decisão, mas não é tudo.

Você precisa se organizar para ter o seu pet shop virtual.

E, para isso, desvendamos o caminho das pedras para você, melhorando suas chances de sucesso nesse mercado aquecido.

O primeiro passo para ter o seu pet shop virtual: segmentar clientes

Você conhece o perfil dos consumidores de produtos pet?

É um público integrado por homens e mulheres, mas o sexo feminino predomina. São 60% mulheres.

Já as idades são divididas em 2 faixas etárias. Uma delas é de 20 a 29 anos. E a outra é de 30 a 49 anos.

Os consumidores de produtos pet pertencem às classes A, B e C. E eles gastam, em média, R$ 700 por ano (R$ 58 por mês) com os seus cães e R$ 500 (R$ 42 por mês) com os seus gatos.

As pessoas que têm animais de estimação possuem: cachorros (67%), gatos (22%), pássaros (4%), peixes (2%) e outros (5%).

O faturamento anual desse mercado é estimado em 16 bilhões de reais.

Todos esses números são animadores, não é mesmo?

Mas para que você tenha sucesso com o seu pet shop virtual, o ideal é que você segmente ainda mais o seu mercado.

Você pode apostar em produtos específicos para determinados animais. Ou ainda focar em uma classe social ou faixa etária.

As chances de você conseguir uma maior representação através de nichos são maiores.

Especialmente porque você vai atuar pela internet e terá o Brasil inteiro como público.

E você pode alcançar um número maior de consumidores com o seu e-commerce.

Além disso, você pode reduzir o seu investimento inicial. Porque você não oferecerá uma grande variedade de produtos.

Você ainda poderá personalizar toda a comunicação do seu pet shop virtual para encantar o seu público-alvo.

Segundo passo para ter o seu pet shop virtual: tenha uma proposta de valor

Você sabe quais são os valores dos seus potenciais clientes? Pois é! Você precisa conhecer, com propriedade, a relação entre donos e animais do nicho do seu pet shop virtual.

Assim, você conseguirá oferecer uma experiência única a eles.

Você sabe que os animais de estimação são considerados membros da família.

Ao entender essa relação e os reais desejos dos potenciais clientes do seu pet shop virtual, você tem a chance de oferecer uma proposta de valor.

Ou seja, o seu pet shop virtual poderá oferecer a melhor experiência de compra virtual para os donos e animais de estimação.

Quer um bom exemplo? Você pode formatar o seu negócio online para atender profissionais que não têm tempo nem de escolher os mimos dos cães, oferecendo um box de assinatura mensal com itens pet.

Lembre-se de que o seu pet shop virtual deve estar muito bem alinhado com os proprietários dos bichinhos e sua rotina.

Terceiro passo para ter o seu pet shop virtual: prepare a sua loja virtual

O principal canal de comunicação e vendas do seu pet shop virtual será o site. Ele será a sua loja virtual.

Será através dela que você vai expor os produtos para os potenciais clientes. Então, preze pelo layout e design. E ofereça aos potenciais clientes um ambiente digital customizado.

Invista também em aspectos técnicos, como SEO, uma boa experiência de compra, sistema de checkout, etc.

Organize os produtos em categorias com fotos de diversos ângulos e com boa resolução.

Inclua ainda informações e detalhes sobre todos os produtos.  

Assim, os potenciais clientes visualizarão com facilidade os produtos que irão adquirir, podendo suprir sua necessidade de pegar na mão apenas “dando zoom” nas fotos e conferindo cada detalhe.

Destaque também a missão do seu pet shop virtual aos seus potenciais clientes.

Isso ajudará e muito para que eles efetivem as compras no seu pet shop virtual.

Dê ainda atenção especial ao software de gestão integrada.

Afinal, ele fará a integração entre o estoque, a logística e as vendas online, aspectos fundamentais em um e-commerce.

Quarto passo para ter um pet shop virtual: divulgue a sua loja virtual

De nada adianta você ter uma linda e eficiente loja virtual se os seus potenciais clientes não souberem que ela existe. Então, comece a divulgar o seu pet shop virtual.

Use estratégias de Marketing Digital para fazer isso.

Google Adwords

Google Adwords é uma ótima opção para que o seu pet shop virtual fique nas primeiras posições do Google.

Veja esse vídeo introdutório sobre Google Adwords feito pelo próprio Adwords:

Marketing de conteúdo

Outra ótima dica é usar também o Marketing de Conteúdo como estratégia para a captação de clientes.

Essa estratégia consiste em criar conteúdo como vídeos e textos de blog que fala de assuntos relacionados aos donos e seus animais de estimação.

Use um blog para abrigar esse conteúdo relevante e que interessará o seu público-alvo.

Esse blog deverá ser incluído na sua loja virtual para atrair ainda mais acessos para seus produtos.

Nesta estratégia, é fundamental que seu conteúdo seja otimizado com SEO.

Assim, quando uma pessoa procurar no Google sobre algum assunto relacionado ao seu negócio, ela encontrará o seu pet shop virtual.

Mídias sociais

Use também as mídias sociais para divulgar a sua loja virtual. O seu público está online no Instagram, YouTube, Facebook e outras redes sociais.

Compartilhe todo conteúdo produzido no seu blog.

Aposte ainda em patrocinar esses links para promover produtos e conteúdos. Assim, suas vendas podem crescer conforme sua marca é mais reconhecida.

Quinto passo para ter um pet shop virtual: invista no relacionamento com os clientes

Conquiste os clientes que o seu pet shop virtual todos os dias.

Parece um paradoxo, certo? Mas não é!

Se você transformou um potencial cliente em cliente, você deve mantê-lo como um consumidor ativo da sua loja virtual.

Envie e-mail marketing com promoções personalizadas para os animais de estimação dos seus clientes.

E não deixe de avisar quando a ração dos bichinhos estiver acabando. Isso é possível se você tiver um cadastro de clientes de Pet Shop dentro de um bom sistema de gestão de pet shop.

Além do aviso, já sugira a ração e a quantidade que o proprietário deve comprar.

Será cômodo para o dono do animal de estimação e uma venda certa para o seu pet shop virtual.

O sucesso está reservado para você com um pet shop virtual

Siga esses passos para empreender o seu pet shop virtual.

E sempre mensure todos os custos do seu negócio. Em um e-commerce, as principais despesas estão relacionadas à sua loja virtual, estratégias de Marketing e Logística.

Todos esses indicadores devem ser acompanhados.

Ainda existem as despesas inerentes a qualquer empresa, como os impostos, funcionários, energia, água, contabilidade, etc.

Use um software para lhe auxiliar no dia a dia da sua loja virtual.

Assim, você conseguirá saber, com exatidão, quais serão os seus custos mensais, obtendo total controle do seu investimento.

Leia esses outros textos do nosso blog:

E ao ter todas as despesas organizadas dessa forma, o retorno sobre o investimento chegará mais rápido.

Afinal, você saberá exatamente onde elas estarão alocadas e como você pode economizar.

E, claro, a sua satisfação de trabalhar no seu pet shop virtual será ainda maior.

Então, aproveite essa oportunidade para investir nesse projeto.

Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário logo abaixo!

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