Metas de Vendas: Como motivar a equipe e aumentar as vendas no pet shop

Metas de Vendas: Como motivar sua equipe e aumentar as vendas em seu pet shop

Hoje vamos falar sobre como motivar seus vendedores e aumentar a lucratividade  em sua pet shop definindo comissões e metas de vendas.

Esse tópico é muito interessante, pois possui dois viés, ao definir metas de vendas você motiva seus funcionários e ao mesmo tempo organiza sua empresa.

Seus funcionários gostarão de ter metas de vendas para seguir e se guiar.  Esta organização lhe trará benefícios, afinal será necessário parar para pensar sobre sua empresa e fazer previsões estratégicas sobre o futuro.

Ser dono do próprio negócio trás muitos benefícios, como liberdade, autonomia, colocar em prática suas ideias e sonhos, e claro o esperado resultado financeiro.

Esse resultado é facilmente medido pelo dinheiro que você está ganhando com seu negócio. Vamos refletir um pouco a respeito da sua empresa, ok?

  • Há quantos anos você abriu sua pet shop?
  • Quantos treinamentos de vendas você já fez na sua empresa?
  • Quantas vezes você parou para tratar as vendas da sua empresa como um setor e analisar de forma estratégica?
  • Você já conversou com seus funcionários sobre o desempenho deles nas vendas?

O setor de vendas de uma empresa é como qualquer outro, precisa de organização, planejamento, metas de venda, acompanhamento, reuniões, revisões e feedbacks constantes.

  • O quanto o seu time sabe do seu planejamento para sua pet shop?
  • Seus funcionários sabem qual é seu faturamento?
  • Você conta para seus funcionários qual seu objetivo em faturamento?
  • Seus funcionários sabem qual o custo para manter a empresa?

Já não é de hoje que o termo empoderamento de funcionários está no mercado.

Um funcionário deve saber tudo sobre a empresa que ele trabalha, afinal esse é o seu emprego, o lugar  pelo qual ele acorda todo dia pela manhã e dedica o tempo.

“Ah, mas se eu contar o faturamento meu funcionário vai achar que eu estou ganhando rios de dinheiro.”

Eis a questão, você deve dividir também os custos e gastos.

O funcionário deve saber que você gasta R$200 por mês em produtos de limpeza e todos os outros custos, que na maioria das vezes passam batido por que são de valores baixos.

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Sumário

  • Você trabalha com comissões?
    • Comissão por venda
    • Comissão por faturamento
    • Comissão por intervalo
    • Nossa estratégia recomendada
  • Metas de venda
    • Motivar
    • Guiar
  • Nunca deixe de estudar
  • Vamos aplicar as metas de venda?

Você trabalha com comissões?

As  comissões são  primordiais para funcionários que trabalham com vendas. Todo mundo gosta de ganhar mais dinheiro, ofereça oportunidades do seu time ganhar mais.

Existem diversos tipos de comissões, assim como bônus e outros benefícios. Vamos a elas:

Comissão por venda

Comissão por venda é quando o funcionário ganha uma porcentagem do valor comercializado. Esse tipo de comissão é normalmente calculada de forma individual entre os colaboradores. Usualmente é um valor pré estipulado e fixo, girando em torno de 1% a 5%.

Como pontos positivos temos a competição saudável entre os funcionários e a possibilidade de recompensar os funcionários que “vestem a camisa da empresa”.  

Como ponto negativo temos que essa competição pode se tornar algo não saudável. Ocasionando em brigas internas, disputa por clientes e ânsia ao fazer a venda.

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Comissão por faturamento

O comissionamento por faturamento é semelhante ao por venda, com porcentagens de 1% a 3%. Porém, é calculado no final do mês com o montante total das vendas. Esse valor é dividido entre os funcionários igualmente.

Ponto positivo é que assim um espírito de trabalho em grupo é criado para realização dos objetivos.

Ponto negativo é quando alguns funcionários realmente trabalham mais que os outros e no final do mês recebem a mesma coisa.

Comissão por intervalo

A estratégia de comissão por intervalo é bem interessante. Funciona assim: se a empresa tem um faturamento de 0 à R$10 mil, os funcionários ganham 1% das vendas. R$10 mil à R$20 mil, 2%, e assim vai.

É interessante para gerar motivação entre o grupo.

Em muitos momentos como feriadões, finais de semana, o grupo irá se unir para trabalhar por que sabe que falta pouco para bater a meta e entrar no próximo intervalo de comissionamento.

Fique a vontade para criar seus intervalos conforme sua realidade e faturamento.

Quer mais dicas sobre como tirar o melhor do seu pet shop? Dê uma olhada nesse artigo.

Bônus por rendimento

Bônus por rendimento é uma estratégia que temos visto que funciona bastante pelas empresas que passamos. É quando a empresa seta meta de venda mensal, semestral e anual.

Caso a equipe bata as metas de vendas, o bônus é presenteado.

Você pode estipular que o pagamento do bônus será semestral (julho e janeiro, por exemplo).

Você pode ter diversos tipos de bônus, financeiros, contratação de planos de saúde, odontológicos, aumento das férias, criação de poupança e dias a mais de férias ou feriadões.

Atenção: o bônus deve gerar valor para seu colaborador. Não pode ser coisas como: ao bater as metas de vendas vamos fazer uma reforma física aqui na empresa.

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Nossa estratégia recomendada

O que temos visto que está funcionando bem em pet shops, é combinar as estratégias de comissionamento e bônus.

Dessa maneira, os funcionários mês a mês recebem os valores de comissão mas continuam com a cabeça focada em bater a meta mensal para ter o bônus como grande resultado.

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Metas de venda

Empresas que possuem vendedores e não possuem metas com certeza estão fazendo algo errado.

As metas de vendas tem função de motivar e guiar seus vendedores.

Motivação: uma arma poderosa

Motivar? Sim, por quê por trás da meta sempre há uma premiação. E ao dar a oportunidade de seus funcionários ganharem mais dinheiro, é uma boa maneira para gerar maior engajamento.

Há quem fale que a motivação não deveria surgir pelo dinheiro e sim pelo trabalho em si.

No entanto,  levando isso para a realidade do mercado pet, aconselhamos, pois normalmente funcionários que trabalham no balcão das pet shops recebem salários mínimos e possuem jornadas difíceis de trabalho.

A motivação atua justamente na vontade de trabalhar, aumentando o potencial do seu time.

Uma equipe de vendas que bate metas, tem outro ânimo no trabalho. É uma equipe que está junta por um objetivo maior.

Pode ser difícil nos primeiros meses essa equipe se acostumar com a nova rotina, pois possivelmente, antes  estava na sua zona de conforto, trabalhando, cumprindo a carga horária e nada mais.

Mas, uma vez que metas são estipuladas o cenário muda.

Lembre-se das fases da mudança. Sempre que há uma mudança, a primeira reação é a negação. Então, talvez no primeiro mês sua equipe haja da mesma maneira que estão acostumados.

Você deve incentivar seus funcionários e lembrar-los que a meta foi setada e a empresa daqui por diante funcionará dessa maneira.

Após o período de negação vem a aceitação. E é quando a mudança vai ficando cada vez mais natural e parte da rotina da empresa.

Guiar: seu trabalho como líder

Guiar seus funcionários serve para mostrar o caminho que sua empresa quer trilhar.

Ano após ano, as metas devem ir aumentando, seguindo os índices de inflação inicialmente e também um pequeno aumento percentual da empresa.

Por exemplo: além do índice da inflação, você deve somar 5% estipulada. Esse aumento do percentual da empresa serve para sempre ir buscando crescimento e não só acompanhar o mercado.

No início do ano, o empresário deve mostrar para os funcionários como foram as vendas no ano anterior, mostrar os aumentos dos índices e discutir com os funcionários sobre as novas metas estipuladas.

Conforme for o planejamento estratégico, nesta mesma reunião deve ser conversado sobre demais objetivos que a pet shop possui.

Como por exemplo, quando a empresa atingir seus resultados estipulados pela meta,  aquisições de novas máquinas serão feitas, reforma e ampliação da loja, contratação de mais funcionários, e até mesmo aumento de salário da equipe e entre outros.

Deste modo, os colaboradores saberão os objetivos e onde o dinheiro será utilizado.

Lembre-se que isso faz parte do empoderamento dos funcionários. Eles são parte da sua empresa e devem ser escutados.

Se você está estimulado a estudar mais sobre vendas, confira nosso artigo completo sobre a estratégia de vendas upsell e veja como você pode aplicar no seu negócio.

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Nunca deixe de estudar

O ser humano vem trabalhando com vendas antes mesmo de existir dinheiro em moeda.

Antigamente o comércio era baseado através das trocas de mercadorias, e desde lá estamos usando nossas habilidades de persuasão, empatia e conhecimento sobre o produto para realizar vendas e fazer negociações.

Recentemente vimos um estudo que nos fez questionar como estava o nosso nível de aprendizado comparado ao nível de desempenho aqui na empresa.

Você já percebeu que quanto mais digitamos um texto no computador, no decorrer do tempo não ficamos mais rápidos fazendo isso?

Se ficássemos mais rápido só pelo simples ato de digitar em um período de 5 anos estaríamos digitando incrivelmente rápido.

Pois é, existe uma diferença entre estar estudando algo com intuito de aprender mais, e estar praticando simplesmente por estar fazendo.

O ponto que queremos chegar é: você e seus funcionários estão estudando para melhorar as habilidades de venda?

Lógico que conforme os anos vão passando você vai adquirindo experiência, mas existe uma forma de acelerar esse processo de aprendizado. E essa maneira é estudando.

Você como empresários, deve incentivar seus funcionários a estudar mais.

Você deve disponibilizar cursos, livros, propor debates e reuniões para conversar sobre situações que ocorreram na empresa. Muitas vezes, só por debater com colegas mais experientes situações que aconteceram no dia a dia com os clientes já é uma forma de aprender mais.

Vamos aplicar as metas de venda?

Hoje conversamos sobre metas de vendas para o mercado de pet shops. Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a aprender um pouco mais e/ou sanar dúvidas.

O setor de vendas da sua empresa tá tão importante quanto qualquer outro, e infelizmente muitas vezes é negligenciado pelos empresários.

Sugerimos que você sente com sua equipe, reveja como foram as vendas dos outros anos e almejar  metas para o futuro.

Não importa qual mês você for ler esse artigo, seja março ou outubro, nunca é tarde para parar as atividades diárias e organizar a empresa.

Abraços e boa gestão na definição das metas de vendas da sua pet shop!

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