KPIs para Pet Shops: Indicador-Chave de Desempenho

Você sabe o que são indicadores chaves de desempenho? Eles também são conhecidos pela sigla KPIs e auxiliam empresas a entenderem se seus planejamentos e estratégias tem funcionado. Com o intuito de aprofundar mais no tema, vamos falar como utilizar as KPIs para Pet Shops!

O que são KPIs?

Você deve estar se perguntando o que são KPIs e qual a relevância para o seu negócio de pet shop. Vou contar então uma um exemplo que li em um livro sobre gestão de indicadores…

Imagine um piloto de avião que dentro da sua aeronave possui apenas um instrumento para guiar sua viagem, neste caso o medidor de altitude. Ele só consegue perceber a qual altitude o avião está, não tem indicação de velocidade da aeronave tão pouco o tempo a sua frente em rota.

Agora depois de conhecer o contexto do nosso piloto eu lhe faço uma pergunta: Você gostaria de viajar neste avião? Acredito que a resposta é: CLARO QUE NÃO.

Pois é, e porque ainda vejo empreendedores e donos de negócio olhando apenas para um indicador em sua empresa?

Um dos mais utilizados é o faturamento, é como se o faturamento pudesse ser alterado se o número de clientes, ticket médio, número de clientes atendidos e o número de itens vendidos ficasse o mesmo.

Ou seja, faturamento é resultado de diversos outros indicadores, sem contar que podemos faturar mais e ganhar menos dependendo de onde estamos investindo para ter este crescimento.

KPI vem do termo em inglês Key Performance Indicator os famosos Indicadores Chave de Desempenho eles são importantes para que você possa gerir seu negócio de maneira clara e poder investir em estratégias mais assertivas de negócio resultando em maior lucro para a empresa e eficiência operacional.

Eles servem para dizer o que está e o que não está funcionando em sua estratégia.

A grande sacada nesta ferramenta de gestão é que você começa a perceber que tudo dentro do seu negócio está interligado e leva a um resultado se for alterada a estratégia de trabalho.

Você já deve estar pensando que ainda está complicado e que não viu relevância para o seu negócio, mas vou dar um exemplo.

Você tem uma Pet Shop que acabou de abrir e tem 200 clientes no seu cadastro e atende mensalmente 50% desta clientela todo o mês, ou seja, 100 clientes, tem um ticket médio de R$ 135,00 por cliente e, se você quer aumentar o seu faturamento baseado nestes indicadores você pode:

1 – Buscar trazer mais clientes para a sua empresa, aumentando assim sua carteira de clientes e mantendo o aproveitamento de clientes em 50%;

2 – Aumentar o valor médio de vendas por cliente oferecendo mais produtos e/ou serviços para os clientes que você já possui;

3 – Aumentar o aproveitamento da base de clientes que você já possui, passando de 50% de aproveitamento para um número maior como 60%, por exemplo.

Todas estas alternativas são válidas.

Você só precisa tomar a decisão de qual seria a mais adequada para seu negócio, para os seus clientes e equipe de vendas. Pois, não esqueça que a equipe de vendas também tem uma boa parcela em todas as estratégias.

Acho que agora pode ter ficado mais claro e assim você possa começar a desenvolver uma base para o seu negócio. Pense também que KPIs podem ser de diferentes áreas ou aplicações. Vamos aos exemplos.

  • Indicadores de produtividade: relacionados a produtividade da empresa ou seus colaboradores;
  • Indicadores de qualidade: tem relação de interdependência com os indicadores de produtividade, uma vez que ajudam a compreender as bases de qualidade de produtos e serviços oferecidos aos clientes;
  • Indicadores de capacidade: estes Key Performance Indicators, medem a capacidade de resposta de um processo de produção. Falando de pet shops estéticas, como exemplo é o número de animais que podemos produzir por dia. Este número serve tanto para acompanhar a meta mensal de venda como para medir a produtividade ou ociosidade do meu negócio. Ele pode ser utilizado para calcular o custo do serviço vendido; e
  • Indicadores estratégicos: Orientam a empresa em seus objetivos e como ela se encontram na busca destas metas. Eles mostram um retrato de como a empresa está e como foi planejado que ela estivesse.

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Quais são os principais KPIs para uma Pet Shop?

Esta pergunta parece uma pegadinha para chamar sua atenção para o formato “receita de bolo”, ou seja, agora vou passar uma fórmula pronta de indicadores que vão resolver a sua vida e aumentar o faturamento de sua empresa.

Más notícias! Realmente é uma pegadinha, não existe indicadores iguais, até mesmo, para um segmento igual, pois a dependência da individualidade de cada negócio está sempre presente como: público alvo, resposta do seu cliente a campanhas, tempo de negócio, margem de lucro mínima ou máxima, grau de investimento da empresa, maturidade da equipe, missão e visão da empresa, entre outros.

Mas. mesmo assim vou passar alguns indicadores que melhoram muito, se trabalhados por todos dentro da empresa com a fórmula FOCO + AÇÃO = RESULTADO.

Resumindo, se toda a empresa der foco nos indicadores de sua área é certo que o resultado vai mudar.

Ter uma equipe com Mindset (mapa mental) voltado para o desenvolvimento do negócio e com velocidade para a implementação de ações é importantíssimo. Nos dias de hoje, o que mais vale é, qual a velocidade de implementação de ações da minha equipe.

Dentro do mercado Pet os indicadores que mais vejo orientar o negócio para sucesso são:

  • % de atendimento da base de clientes: quantos clientes eu tenho cadastrado e quantos destes clientes eu atendo todos os meses, semanas e dias? Este número pode mostrar qual o grau de compromisso que a minha empresa está gerando com o cliente e os serviços/produtos para que ele venha a comprar todos os meses;
  • Valor médio de vendas por cliente: pegue o seu valor de vendas do mês e divida pelo número de clientes/animais por mês. Este indicador está diretamente ligado ao treinamento da nossa equipe. Pois, no momento de pedir para o time vender mais, é necessário medir a capacidade desta equipe de oferecer mais produtos;
  • Número máximo de animais diário/mensal: indica qual a capacidade de produção do meu negócio e qual o real custo por animal. Exemplo, minha capacidade é de 100 animais por semana e meu custo por animal e de R$ 12,50 para esta produção, se você produz menos seu custo aumenta ou seja 12,50 = 100 animais.
    Exemplo: 50 animais/ semana = 25,00 de custo;
  • Pesquisa de satisfação: realizar com os clientes atribuindo notas pelo atendimento de 1 a 5 para criar uma nota base de qualidade dos produtos/serviços oferecidos. Esta pesquisa pode ser realizada pela própria pontuação dada no google ou com ferramenta própria de pesquisa. Procure fazer no máximo 10 questões, 2 para cada área da empresa e que o link possa ser enviado por WhatsApp, pois esta ferramenta é ótima para este fim.

Estes são alguns casos e pontos para serem analisados quando o assunto são KPIs, busque sempre conectar os números de forma que um seja reflexo um do outro, não existe KPI individualizado. Afinal, a empresa é um organismo, e assim você pode verificar a realidade quando uma estratégia for implementada.

Este trabalho requer um certo gosto pelo pensamento e a criação de alternativas, trabalha a visão sistêmica do empreendedor e do seu negócio como um todo. Você já pode ter visto que é extremamente importante você ter indicadores e esta é a base para uma gestão profissional.

Outra questão muito comum é como eu capto estes números da minha operação?

Simples você tem que ter um sistema que possa te gerar estes dados e que seja simples e rápido, pois gestão não pode ser algo complicado. Com o Pet Shop Control você tem indicadores de relatórios rápidos para acompanhamento de metas e resultados de KPIs.

Agora, você vai me dizer que utiliza planilhas de Excel e que você tem tudo registrado nelas ou você tem tempo demais sobrando para ficar alimentando planilhas ou clientes de menos. Pois, um pet shop que trabalha focada nas necessidades dos clientes não tem tempo para perder com planilhas de Excel durante a operação do dia a dia. DICA: Tenha um Sistema de Gestão.

Por isso, toda vez que pensar que você precisa fazer algo de diferente para que seu negócio tenha maior sucesso, pense no principal que é planejamento antecipado.

Pensando nesta afirmação me responda à pergunta: Qual seu planejamento para o restante do ano? O primeiro trimestre já acabou e você conseguiu realizar seu planejamento para estes 3 primeiros meses do ano?

Até a próxima oportunidade e não se esqueça uma das definições de loucura é fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.

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