Uma boa gestão Pet Shop é o que diferencia grandes lojas, que trarão bons lucros, de estabelecimentos que não conseguem crescer ou pior ainda, que dão prejuízos.
O setor pet resistiu bravamente aos anos de recessão. Enquanto muitos segmentos amargaram números negativos, o mercado cresceu. O setor de alimentação é o que mais contribuiu nessa conta.
Esses são dados atualizados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).
Isso faz do Brasil o segundo maior mercado pet do mundo, perdendo apenas para os EUA. E tudo isso indica uma coisa, se você está tendo prejuízos nesse setor, significa que algo está errado na sua gestão de Pet Shop. Você precisa atrair clientes.
Neste texto, daremos dicas e exemplos importantes para que a sua administração torne-se um diferencial competitivo. Se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário no fim da página.
Boa leitura!
Estude muito e o mais importante, coloque em prática!
Estudo e planejamento devem ser os melhores amigos do gestor de Pet Shop.
Uma boa gestão de Pet Shop passa, invariavelmente, por um estudo dinâmico e profundo de técnicas de administração e mercado. É preciso dominar a essência da boa gestão de Pet Shop enquanto aprende-se a ler o mercado como um livro aberto.
Também segundo a Abinpet, os lares brasileiros possuem mais de 52 milhões de cães, 38 milhões de aves, 22 milhões de felinos e 18 milhões de peixes, entre outros animais. E cada um deles representa centenas de reais que poderiam estar no seu caixa.
O que impede que esse dinheiro que está “em cima da mesa” venha para o seu bolso? Quais são as barreiras entre os seus clientes e a sua loja? Por que os seus novos clientes não voltam e fazem uma segunda compra? O que seus concorrentes têm e você não?
Você deve aprender a fazer as questões certas, estudar e colocar soluções à prova para encontrar a melhor forma de otimizar a sua gestão de Pet Shop.
A nossa dica é que você faça o Curso Gratuito de Gestão de Pet Shop do Sebrae e baixe o nosso Guia de Marketing para Pet Shop. Nele, você saberá tudo o que precisa para se destacar entre todos os concorrentes.
4 passos para uma Gestão de Pet Shop que vende mais
A gestão de Pet Shop precisa ser profissional e informatizada para funcionar.
A Gestão de Pet Shop não é apenas uma prática organizacional que fará os seus colaboradores e fornecedores trabalharem melhor. Todas as atitudes que otimizam a sua administração possuem efeitos diretos ou indiretos nas suas vendas.
Veja esse passo a passo para ser bem-sucedido no seu negócio:
Tenha um planejamento com metas
Tudo começa na ponta do lápis. Assim como quando você começou o seu negócio, de tempos em tempos, sente, pegue uma folha de papel e revise seu planejamento. Caso não tenha um, comece do zero.
Use a matriz F.O.F.A para ajudá-lo a entender a si mesmo. Defina quais são as suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Utilize a mesma matriz para avaliar os seus concorrentes.
É interessante também fazer uma análise do mesmo tipo de como você gostaria de ser. Se a sua empresa fosse perfeita, como ela seria? Esse exercício ajudará você a visualizar como você pode melhorar.
Depois disso, com base nos seus números atuais, defina metas com um prazo. Mas lembre-se: elas devem ser reais e possíveis.
Elabore estratégias para alcançar seus objetivos
Depois de perceber onde está pecando, está na hora de definir uma forma de melhorar isso e dar a volta por cima. Caso seja o marketing, estude em nosso blog e em outras fontes, como utilizar as ferramentas disponíveis.
Engana-se quem pensa que é preciso gastar muito em propaganda e marketing, contratando agências e etc. É possível fazer você mesmo. Pode demorar mais, no entanto, você aprenderá um aspecto importante do seu negócio.
Mas caso disponha de recursos, contratar especialistas é um bom negócio também. Isso não exime você do estudo da área. Para aproveitar ao máximo essa parceria, você também precisa entender um pouco de comunicação e marketing.
Colete toda informação possível
Informação é a matéria-prima da gestão de Pet Shop. Afinal, como você vai otimizar o seu negócio se você não sabe o que precisa ser melhorado? Trate de manter todas as áreas da empresa controladas.
Isso pode parecer difícil de se fazer. Principalmente se você é como a maioria e conta com uma equipe pequena. Por isso, leia o passo seguinte. Ele será muito útil para você.
Conte com um software que facilite sua vida
Tempo é dinheiro. Você não pode desperdiçar as suas preciosas horas e muito menos dos seus funcionários com atividades que poderiam muito bem ser informatizadas como a gestão de estoque, vendas e etc.
Um bom sistema ajuda a centralizar informações de diversas áreas da empresa, permitindo uma visão 360º do negócio. Dessa forma, você sempre saberá o status atual da sua Pet Shop e onde deve melhorar.
Veja algumas funcionalidades que um sistema de qualidade proporciona:
- Controle de clientes (cadastro, pesquisa, histórico, entre outros);
- Programa de Fidelidade;
- Controle total de produtos e serviços (cadastro, pesquisa, qual vendeu mais, histórico de movimentações e muito mais);
- Planos de serviços, também conhecidos como pacotes de serviços ou clubinho;
- Controle de funcionários;
- Controle de fornecedores;
- Administração contábil (contas a pagar, impostos, a receber, fluxo de caixa)
- Gestão de estoque de produtos e insumos;
- Agenda de serviços;
- Controle de PDV (ponto de venda);
- E muito mais (veja todas as funcionalidades nessa página).
Conclusão – Dica bônus!
Entender tudo do seu negócio é o básico. O empreendedor deve dominar marketing, gestão de pessoas e tudo sobre administração.
A dica bônus para a sua gestão de Pet Shop dar um salto é muito simples. Mesmo que você trabalhe com bichinhos de estimação, você precisa entender e se relacionar muito bem com as pessoas.
Investir no relacionamento a fim de atrair e reter, tanto clientes quanto funcionários, é essencial para ter um negócio de sucesso.
Continue aprendendo sobre esse assunto em nosso blog:
- Relacionamento com clientes do Pet Shop: um pilar de sucesso
- Faturamento do Pet Shop: use as redes sociais para aumentar a receita
- Fidelização de clientes do Pet Shop em 7 passos
Para isso, a sua loja precisa ser agradável, limpa, organizada, bem decorada e principalmente ter um ambiente onde as pessoas possam encontrar profissionais que amam e cuidam de todos os animais como se fossem deles.
Gostou dessas dicas? Então deixe o seu comentário logo abaixo. Se quiser estudar marketing para Pet Shops, preparamos um material exclusivo para você.
Espero que essa leitura faça a diferença no seu negócio, obrigado!