Relação com Fornecedores em Pet Shop: Benefícios do Sistema de Gestão

Os benefícios do uso de um software de gestão podem melhorar diversos pontos do seu negócio. Um deles é a relação com fornecedores pet shop. Isso, em decorrência de algumas facilidades trazidas por este tipo de ferramenta, como o controle de estoque, informatização de dados e agenda de serviços.

Veja neste blog post de que maneira o software de gestão pode melhorar o seu serviço. Confira!

Gestão de estoque

Um dos principais desafios encontrados pelos empreendedores do segmento é o controle de estoque. São inúmeros itens que entram e saem diariamente do depósito de armazenamento, gerando margem para erros.

Um acompanhamento eficaz de estoque por demanda:

  • registro de movimentações;
  • estoque mínimo;
  • boa relação com fornecedores pet shop;
  • informação de produtos disponíveis.

O estoque mínimo, por exemplo, é essencial para que você não perca vendas por motivos básicos: não ter o produto na prateleira. Você deve mensurar as saídas de cada item comercializado e então determinar um número mínimo para ter disponível à venda.

Este número deve suprir a demanda recorrente e não ser muito grande, pois em caso de compra excessiva de insumos, os produtos podem ficar tempo demais parados no estoque ou até mesmo ultrapassarem os prazos de validade.

Exemplo estoque mínimo

Se você sabe que todos os meses são vendidos 250 pacotes de ração canina. Mesmo que em alguns períodos esse número varie, chegando a 350 ou reduzindo a 220, determine 250 pacotes ao seu estoque mínimo.

Dessa forma, você garante as vendas. E mesmo que em alguns meses sobre itens, isso não afetará de forma negativa o seu caixa. Assim, você também trará melhorias ao seu relacionamento com fornecedores pet shop, pois ficará muito mais fácil fazer solicitações de produtos e insumos variados.

Informatização de dados

A informatização de dados é ótima para ter acesso a informações importantes do seu pet shop. Ela evita que dados sejam perdidos, ocasionando erros que possam prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

Com tudo digitalizado, você pode formar um histórico de cada cliente e acessá-los sempre que quiser. Isso contribui diretamente à fidelização, pois saber o perfil dos consumidores traz oportunidades para realizar um serviço melhor, mostrando estar atento a cada um dos que frequentam seu Pet Shop.

Além disso, esses dados podem embasar a definição dos números de estoque mínimo. Na parte financeira, a informatização de dados também é interessante. Isso porque ela evita a perda de registro de transações de fluxo de caixa, por exemplo.

Nota fiscal eletrônica

Também digitais, as notas fiscais têm o objetivo de reduzir o uso de papel, facilitando o acesso aos dados financeiros. No Brasil, existem inclusive algumas regiões aderindo às NFC-e (nota fiscal do consumidor eletrônica). Veja os requisitos para emissão de uma NFC-e:

  • certificado digital credenciado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP;
  • credenciamento na Secretaria de Fazenda;
  • computador com acesso à internet;
  • software específico para emissão.

Os softwares de gestão são criados para facilitar a vida dos empreendedores do segmento pet e o mercado já apresenta ótimas opções para quem tiver interesse. Com funcionalidades pontuais, eles otimizam o funcionamento dos empreendimentos e possibilitam o alcance de resultados muito melhores.

CTA-guia-de-inovacao-2.jpeg

Gostou? Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do nosso blog!