Engajamento de equipes para um pet shop

Atingir bons resultados no mercado pet é uma tarefa que depende de muitas variáveis, dentre elas, ter uma boa equipe e que esteja alinhada com a proposta da sua marca.

Já falamos aqui sobre a importância de ter uma Proposta Única de Valor da sua pet shop, para que o cliente se identifique com seu perfil de trabalho.

Agora, queremos mostrar para você como é possível entregar esta proposta de valor no dia a dia, através dos funcionários da sua pet shop.

Então vamos aos principais pontos!

Organizando a pet shop para contratar funcionários para pet shop

Para estruturar um processo seletivo de funcionários para pet shop, você deve iniciar com a elaboração das tarefas que precisam ser realizadas diariamente.

Leve em conta os setores da pet shop para fazer este levantamento de atividades.

Se você tem pouca ou muita variedade de estoque, se tem banho e tosa, se tem clínica veterinária, se você tem o setor administrativo dentro ou fora da loja, se oferece outros serviços como hotel, day care, pet sitter (babá de pet), dog walker ou playground; também deve levar em consideração as tarefas atreladas a todas estas atividades.

Feito isso, inicie um levantamento financeiro sobre seus custos e faturamento para identificar o valor de investimento que tem disponível para realizar contratações.

Identifique o salário base de profissões específicas como banhista, tosador, groomer ou veterinário.

Não deixe de considerar a possibilidade de realizar parcerias com empreendedores pet que atuam nestas áreas.

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Contratações

Durante a etapa de contratações, tenha em vista quais as qualidades são necessárias para executar as funções que você deseja. 

Lembre- se que praticamente todas as funções dentro de uma pet shop vai precisar de uma comunicação de qualidade e engajamento com a função. Pois, uma pessoa que gosta do que faz, vai entregar muito mais valor ao realizá-la.

Pergunte aos entrevistados quais seus projetos futuros, onde ele quer chegar, quais os principais valores dele.

Apresente a proposta de valor da sua loja, seu método de trabalho, quais os benefícios oferecidos,  seus projetos futuros para a pet shop e para a pessoa que ocupar a vaga, e veja qual a afinidade entre as respostas.

Nesse momento, quanto mais transparente você for em relação a proposta de trabalho, maior a chance de contratar um bom funcionário que realmente te ajudará a crescer.

Identifique as experiências dos candidatos, tanto na área profissional, de educação e pessoais. Isso facilitará para entender como ele pode lidar com as situações do dia a dia.

Procure por pessoas que queiram evoluir, pois isso fará com que seu negócio evolua também.

Não deixe de lado sua intuição. Caso você tenha uma pessoa que não preenche todas as características que gostaria, mas ela apresentou afinidade com seu perfil de trabalho e se demonstrou interessada em fazer a diferença, considere a contratação.

A vontade de fazer pode entregar mais resultados do que um conhecimento aprofundado, mas sem engajamento.

Alinhamento de expectativas

O alinhamento de expectativas serve tanto para novas contratações, quanto para funcionários mais antigos.

É muito importante ter momentos em que você pode ouvir o funcionário sobre suas entregas, expectativas, frustrações e sonhos. 

Tanto o trato individual de funcionários da pet shop, quanto o alinhamento em equipe, podem cortar pela raiz objeções, picuinhas e desalinhamento entre equipes. 

É importante identificar o profissional que auxilia na comunicação e procura resolver situações da forma mais objetiva. 

Também identificar profissionais com características opostas. 

Assim você poderá trazer incentivo ao primeiro caso, e conversar individualmente com o segundo caso. 

Lembre-se de fazer esse alinhamento rotineiramente. Pois, o mesmo funcionário que começou o trabalho completamente engajado, pode ir perdendo o rendimento com o passar do tempo.

Isso acontece em qualquer relação em que não há manutenção adequada. 

Então, da mesma forma que você deve focar em manter recorrências de vendas para os clientes, deve fazer a mesma relação de continuidade e recorrência de alinhamento com os funcionários de pet shop.

Isso tudo porque em dados momentos, o funcionário de pet shop pode sofrer com pequenas situações que vão fazê-lo questionar sua própria atuação, e sua qualidade de vida, tanto dentro do seu negócio, quanto na vida pessoal.

Então ao manter esse alinhamento rotineiramente, você tem como ajudá-lo e ainda prever ou solucionar possíveis situações de perda de engajamento.

Funcionários de pet shop com gestão familiar

Vemos muitas vezes no mercado pet a mistura da vida pessoal com vida profissional quando falamos em pet shop com gestão em família.

Ou seja, caso você tenha aberto um negócio com seu companheiro (a), pais, primos, tios, irmãos, entre outros graus de relação familiar, teremos uma parte a mais na relação que deve ser levada em conta - a intimidade.

A intimidade pode ser prejudicial ou vantajosa, de acordo com o perfil profissional de cada um dos envolvidos.

Então, quando estiver pensando em realizar uma parceria, sociedade ou contratação familiar, também tenho uma análise lógica sobre as situações em que você precisará lidar no dia a dia.

Lembre-se que por vezes, as situações da loja, a lida com o cliente e os resultados financeiros podem influenciar diretamente no seu humor.
Da mesma forma, esta pessoa que está trabalhando com você também terá estas consequências.

Claro, que por vezes, as qualificações profissionais de pessoas dentro da família podem agregar muito valor ao seu negócio. Mas neste momento, lembre-se da sua PUV, de ser fiel ao seu método de trabalho e valores que quer entregar ao cliente.

Não deixe de fazer o alinhamento de equipe com pessoas da família.

Principalmente quando você tem funcionários em pet shop que dependem da boa relação de vocês para poder entregar seus resultados.

É muito importante que tanto você quanto as pessoas da sua família saibam separar as questões da pet shop, da sua relação familiar.

Isso é importante para que você também tenha relações de qualidade, dentro de casa e em loja.

Não misture questões do trabalho com questões familiares! 

Isso vale também para questões financeiras. Já falamos sobre isso aqui.

Resultados em gerenciamento de equipe

Já vimos algumas vezes as consequências geradas ao ter funcionários alinhados com gestores de pet shop. Vamos listar algumas delas:

  • Você terá maior flexibilidade dos funcionários ao pedir auxílio.
  • Você poderá delegar melhor as atividades ao saber as forças e fraquezas do seu funcionário.
  • Seu cliente poderá identificar a sua proposta de valor e permanecer engajado com sua marca ao lidar com um funcionário que está identificado com seu propósito.
  • Seu dia a dia será mais leve ao ter um ambiente harmônico. 
  • Tanto seu funcionário quanto você poderão crescer juntos.
  • Na possibilidade de novas contratações, sua loja será uma marca indicada como um bom local de trabalho, e isso trará cada vez mais mão de obra qualificada.
  • Sua equipe não sentirá insegurança ao ter que lidar com demandas solicitadas por um ou outro membro da equipe, seja ele um familiar ou não.
  • Você terá mais transparência nas relações, diminuído pequenos e grandes conflitos e até mesmo a probabilidade de difamação da marca, ou até mesmo processos judiciais.

Na posição oposta, ao não investir em alinhamento de equipes, você e sua loja podem sofrer. O que já vimos no mercado pet:

  • Gestores sobre carregados em tarefas operacionais
  • Falta de qualidade de vida para gestores e funcionários
  • Desengajamento que é visível no atendimento com o cliente, ocasionando a perda de clientes
  • Funcionários detratores das pet shops em que trabalham ou trabalharam
  • Demissões repentinas deixando a equipe desfalcada
  • Migração de funcionários e de cartela de clientes para a concorrência
  • Processos judiciais, em alguns casos levando ao fechamento do negócio.


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Conclusão

Sabemos que manter uma pet shop depende de muitas tarefas alinhadas para poder entregar o melhor atendimento e o melhor produto aos clientes.

Manter o cliente engajado é muito importante e, por isso, tenha em mente que o seu funcionário será a imagem da sua empresa, quando em contato com o cliente.

Uma equipe alinhada com seu propósito, e com os valores do seu negócio, terão mais chances de entregar bons resultados.

Mas é importante fazer manutenção dessa relação e estar sempre atento às situações adversas que podem desalinhar uma equipe de pet shop.

A comunicação de qualidade vai fazer a diferença para resolver todos os tipos de problemas. Lembrando que um pequeno problema pode virar uma grande crise, quando não tratado corretamente.

Mesmo que você tenha uma negócio familiar, ou uma parente em sua equipe é importante realizar o alinhamento para trazer a equanimidade e uma boa comunicação.

Então para finalizar, queremos saber: 

Você já realizou alguma ação de engajamento de funcionários na sua loja?

Tem alguma dúvida de como fazer? 

Pode deixar comentários ou sugerir conteúdos para ajudarmos você a ter maior desempenho na sua pet shop.

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