Controle de estoque para pet shops – De volta ao básico

Estamos começando uma nova série de artigos e conteúdos sobre controle de estoque para pet shops. 

Conforme caminhamos dentro do universo de pet shops vemos, praticamente todos os dias, que esse é um dos principais gargalos de gestão das lojas. E não é à toa, ter um gerenciamento de estoque é algo que envolve esforço diário. 

Situação real: uma pessoa da equipe acha algum produto com defeito ou vencido em uma loja pet, e descarta sem avisar ao gerente, para que ele assim, dê a baixa correta no sistema.

Pronto, temos um furo de estoque. 

Provavelmente, essa pet shop não deve ter o hábito de realizar o balanço de estoque com frequência, então, esse produto anteriormente descartado, vai ser notado meses depois. Gerando desconfiança da equipe e desânimo em relação à gestão aplicada. 

Todas pet shops ou clínicas veterinárias possuem alguma necessidade de controle de estoque. Seja porque atua na venda de produtos, possuindo, ou não, estoque físico com necessidade de controle das quantidades e controle dos vencimentos. Seja em algum banho e tosa ou clínica veterinária que trabalha com serviços e tem a necessidade do controle dos insumos. 

Todos os artigos da série de controle de estoque para pet shops serão independentes um dos outros, de maneira que você possa ler e compreender individualmente, conforme a necessidade que você está no momento.

Vamos começar por uma introdução de por quê controlar o estoque na sua pet shop. Talvez você até saiba quais são os ganhos, mas como o controle de estoque depende de todos que trabalham nela, você precisa “vender” esses benefícios para seu time. 

Para quem está iniciando seu negócio ou pensando em como abrir uma pet shop, saiba que começar com tudo organizado será um grande diferencial. 

Papo do editor: quem nunca ouviu falar naquele exercício de ao acordar a primeira coisa que devemos fazer é arrumar nossa cama? Esse simples ato faz com que nosso cérebro crie uma estratégia de pensamento de organização e execução de tarefas. 

Se você ainda não faz isso, experimente, talvez demore algo como 4 ou 5 dias, mas depois do período de resistência inicial, você sentirá a influência desse simples gesto durante todo seu dia.

E para você que já possui seu negócio, já está com as portas abertas da sua pet shop, mas ainda não está com tudo tão organizado, veja nossos motivadores.

Vamos trabalhar aqui principais benefícios do gerenciamento de estoque na pet shop. 

#1 Evitar acúmulo de produtos

Quando se tem uma loja com venda de produtos, seu maior ativo são as mercadorias. É a maneira que você ganha dinheiro. Ter produtos parados na sua loja, seja na vitrine ou no estoque, significa que você está com o dinheiro parado.

Uma das maiores responsabilidades do dono da pet shop é aprender a comprar bem. Procurar produtos que tenham a melhor relação de giro de estoque com o lucro recebido é a grande saída. 

Giro de estoque é uma expressão que significa a quantidade de vezes que você comprou e vendeu os produtos comprados. Por exemplo, se você vende uma ração “X”, e ela tem uma saída muito boa, na qual, você precisa comprar diversas vezes do seu fornecedor, essa ração tem um giro de estoque alto. 

Cada vez que você faz uma compra de um lote do fornecedor e vende todo esse lote para seus clientes, isso contabiliza 1 no giro de estoque desse produtos. Em outras postagens, vamos explicar como funcionam esses cálculos. Mas já adiantando para você saber que se em determinado período você teve um giro de estoque de 0,7 daquela mesma ração que falamos antes, significa que você não vendeu todas as unidades compradas.

Clientes não gostam de ver sempre as mesma coisas. Por exemplo, vamos dizer que você compra 10 unidades de um modelo de uma cama para cães. E essas camas demoram um total de 6 meses para serem vendidas. Isso significa que seu cliente fidelizado, por 6 meses, vai entrar na sua loja e essas mesmas 10 camas com a mesma estampa.

Sempre é interessante fazer um rodízio dos produtos nas posições das prateleiras. Existem diversos estudos que indicam que a visão do cliente é limitada a um determinado ângulo de visão. Mas vamos deixar isso pra outro post. 

Cliente fidelizado é aquele que você “sabe o nome”, ele vem diversas vezes na sua loja durante o ano. Não é aquele cliente que está passando na frente, entrou, comprou e nunca mais voltou. Ou seja, é um cliente que compra rotineiramente na loja.

Os pontos então se resumem a:

  • Se você tem um acúmulo de produtos muito grande, seu dinheiro está parado. Na economia isso é chamado de custo de oportunidade, ou seja, se você tivesse usado esse mesmo dinheiro para comprar um produto que teria o giro de estoque maior, teria o dinheiro no caixa da empresa, ao invés de na prateleira. 
  • Clientes sempre gostam de novidades. Se você compra e expõe muitas unidades dos mesmos produtos, seus clientes fidelizados vão estar sempre olhando para os mesmos produtos e não vão ter o desejo da compra mais aguçado. 

#2 Evitar a falta de produtos

Pensar em falta de produtos por estar vendendo bem pode até soar como uma coisa boa. E realmente é, o problema é quando isso acontece em excesso. 

O cliente nota que sua pet está sempre com as prateleiras vazias e para alguns, os produtos desejados podem estar sempre em falta. 

Falta de produtos pode significar também que você não esteja fazendo um gerenciamento bom com seus fornecedores e seus prazos de entrega

Produtos com giro muito alto, são produtos que devem ser comprados em maior quantidade. 

A falta de produtos para vender, pode também ser decorrência de uma compra mal feita, em quantidades exageradas. Essa compra mal feita pode ter resultado na falta de capital de giro, lhe faltando dinheiro para comprar outros produtos com melhor giro de estoque. 

#3 Melhorar o controle financeiro da pet shop

Conhecendo o poder de compra do seu público, o histórico de vendas dos seus produtos, e a sazonalidade, você irá melhorar seu controle financeiro. 

Após um certo tempo com as portas da sua pet shop aberta, você conseguirá entender mais sobre os hábitos de consumo dos seus clientes e com isso, conseguirá ficar com um capital de giro mais equilibrado ou até mesmo poder investir em novas áreas para sua empresa. 

Claro que só o tempo de experiência não lhe dará essas informações. Conhecemos muitos donos de pet shops que já estão no mercado há muitos anos e por levar o gerenciamento sem controle, acabam perdendo todas essas informações riquíssimas que os clientes lhe dão. 

Um exemplo bem simples, é o simples fato de ter um cadastro de produtos correto e registrar todas as vendas feitas. 

Se você não tem um cadastro de produtos correto, ou não o leva a sério, não saberá exatamente qual o giro de estoque dos seus produtos. Por exemplo, digamos que você venda diversos tipos de rações de várias marcas e cadastre todas elas como “ração” nas suas vendas. Dessa maneira você não saberá quais são os tipos e marcas de rações que você mais vende.

Assim como se você não registrar suas vendas, também não terá acesso a essas informações.

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#4 Maior controle do espaço físico da loja

É muito comum vermos pet shops com enorme quantidade de produtos na loja. Quanto mais produtos você possui nas prateleiras da loja, maior deve ser o gerenciamento do seu estoque. Tanto na parte da frente da loja quanto no estoque. 

Dependendo do tamanho da sua loja, você pode ter uma limitação física para expor seus produtos. Então, se você tem um acúmulo de produtos de um tipo só muito grande, pode ser que não tenha espaço para expor outros tipos da maneira adequada. 

Fazer o gerenciamento do espaço físico é tão importante quanto você ter o conhecimento dos produtos que você possui. 

Por exemplo, você pode possuir um cadastro completo de todos os itens, saber qual o tempo médio de entrega de um fornecedor, controlar assertivamente as datas de validade dos produtos. Mas quando necessita encontrar um produto para colocá-lo à venda, não consegue encontrar. 

#5 Segurança que as mercadorias estão sendo usadas e não desviadas 

Um bom gerenciamento de estoque pode lhe trazer o controle sobre os produtos e insumos que falta na sua pet shop. 

Essa segurança atua para pequenos furtos e desvios que possam estar acontecendo em sua loja. 

É um assunto muito delicado, pois para chegar a conclusão que produtos/insumos estão sendo efetivamente desviados é necessário ter controle absoluto de todas as entradas e saídas Assim como um bom gerenciamento correto do espaço físico da sua loja. 

Um produto não pode ser dado como furtado quando sua pet shop é uma bagunça nas prateleiras e no estoque.

Mas se você está fazendo um controle bom e, mesmo assim está tendo problemas, desvios podem estar acontecendo. 

#6 Controle do consumo dos materiais conforme a necessidade

Esse benefício se encaixa bem para banho e tosas e clínicas veterinárias. 

Quando você possui algum desses negócios, é muito importante ter ciência que grande parte do seu lucro pode estar indo por água abaixo , quando o gerenciamento dos insumos não for bem feito. 

Para quem tem banho e tosa, já aconteceu com vocês daqueles 5 litros de shampoo para cães, não ser diluído da maneira correta e toda essa quantidade de shampoo ser usada antes do tempo estipulado para a nova compra?

Então, com o gerenciamento de estoque dos insumos, você conseguirá ver onde estão muitos furos nos processos da sua empresa. 

Seguindo o exemplo anterior, para você pensar, qual a relação entre banhos realizados na pet shop e a quantidade de shampoo ou laços utilizada?

Conclusão – Controle de estoque em pet shops

Trabalhamos com esses 6 principais motivadores para você realizar a gestão de estoque em seu pet shop. Já que você está interessado nesse tipo de assunto, agora você precisa apresentá-lo dentro da sua empresa para seus demais colegas. 

Lembre-se: produto parado em estoque, é dinheiro parado. Sempre esteja atento ao comportamento dos clientes e quais as quantidades de venda dos produtos. A experiência na gestão não vem de graça, você precisa estar atento às informações que seus clientes lhe dão.

Um abraço e boa gestão de estoque no seu pet shop. 

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