Como Montar um Banho e Tosa: Passo a Passo

Sabia que com apenas R$ 30 mil você já pode montar um serviço de banho e tosa?

Montar um banho e tosa é bem simples. No entanto, se você começar esse processo sem planejamento e organização, a sua chance de ir à falência é grande.

O valor a ser investido depende apenas de você. Se começar pequeno, poderá dar início ao negócio com algo em torno de R$ 30 mil, mas se quiser caprichar, o investimento pode chegar a mais de R$ 100 mil.

No entanto, cuidado. No Brasil, 6 de cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos de vida, segundo o Sebrae.

Isso significa que o brasileiro não possui todas as habilidades necessárias para começar um negócio do zero e levá-lo ao sucesso.

Há quem acredite que ter dinheiro é a coisa mais importante para empreender. Isso não é verdade. Conhecimento é o fator mais importante. E é isso que vamos compartilhar com você neste texto.

Acredite, você já está em vantagem por estar lendo esse artigo e se preparando.

Leia até o final para saber como montar um banho e tosa do zero, quais equipamentos comprar, funcionários que deve contratar e claro, como divulgar o seu negócio e atrair mais clientes.

Fique atento!

Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no final do texto.

Boa leitura!

Introdução

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Veja como NÃO montar um banho e tosa!

A primeira informação que você precisa saber quando está abrindo um negócio, é se de fato ele possui boas chances de crescimento.

Ou seja, pesquise quais as próximas tendências e se ainda há espaço para atuar nele. Investir em um mercado saturado sem um diferencial é abrir um negócio com prazo para ser fechado.

Portanto, para te auxiliar criamos um post somente sobre isso! Para saber mais informações sobre o mercado pet, acesse nosso infográfico clicando aqui.

infográfico MERCADO DE PETS NO BRASIL

 

Antes de mostrar como montar um banho e tosa completo, precisamos alertar você sobre os erros mais comuns a serem evitados. Se você deseja aumentar suas chances de sucesso, fique atento a essas dicas:

Evite começar muito grande

Quem não quer ter o melhor pet shop com banho e tosa da cidade? No ponto mais movimentado e com os melhores equipamentos? Um dos segredos do sucesso nos negócios é começar pequeno.

‘Dê o passo de acordo com o tamanho da sua perna’. É melhor começar um negócio pequeno e crescer conforme a necessidade do que abrir uma grande empresa e ter de cortá-la pela metade depois.

Não quer dizer que você precise fundamentar todas suas decisões com base no preço. Procure sempre pelo melhor custo-benefício e expanda sua estrutura de acordo com a procura dos clientes.

Não tenha pressa

Seja paciente. Provavelmente você não acertará de primeira. O segredo aqui é não se desesperar.

Muitas pessoas, nesse momento, começam a mudar o negócio inteiro de uma vez. Duas coisas podem acontecer: você piorar a situação ou melhorar e não saber quais das mudanças deram certo.

Faça uma mudança por vez e analise o que está dando certo. Gerir uma empresa também é uma atividade de autocontrole.

Não seja igual aos concorrentes

Concorra apenas consigo mesmo. No começo, você pode e deve analisar os seus concorrentes, mas não para imitá-los.

Se você for bem-sucedido nisso, terá apenas um serviço idêntico a milhares. Veja principalmente quais são suas maiores falhas e crie um negócio completamente novo na cidade.

Descubra como montar um banho e tosa com pontos fortes que ninguém mais tem.

Passo a passo para um banho e tosa lucrativo

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Saiba como montar um banho e tosa do zero

Descubra a estrutura básica, equipe e equipamentos que você precisa para participar desse lucrativo mercado.

Ponto de Venda

A primeira coisa a se avaliar é aonde sua loja irá se estabelecer, e isso pode terminar o futuro do seu negócio.

Procure saber se há movimentação de pets naquela região, de quem são os concorrentes e se de fato os consumidores da área seriam receptivos para sua loja. E não há modo de saber isso se não for por pesquisa de mercado.

Com esses dados, você pode alocar o melhor lugar para montar sua pet shop. Após ter o local determinado, é o momento de deixar ele alinhado com a sua marca e com o que você pretende comunicar.

Aqui você pode saber mais sobre como montar o ponto de venda ideal.

Equipamentos

Como toda empresa, os equipamentos profissionais certos podem salvar o tempo do seu time  e claro, do seu cliente que terá de esperar menos para receber o seu amigo de estimação tosado e cheiroso.

A nossa dica é, primeiro monte uma estação de banho e tosa. Ela será o seu teste e com base na sua experiência, saberá se deve investir nas mesmas marcas nas próximas.

Iremos listar aqui, alguns dos equipamentos fundamentais para iniciar o seu negócio:

  • Tanque;
  • Soprador (recomendamos a Kyklon);
  • Secador;
  • Máquina de tosa profissional;
  • Gaiolas;
  • Mesa de tosa com girafa;
  • Tesouras;
  • Toalhas;
  • Pentes;
  • Escovas;
  • Cortadores de unhas; e
  • Pinças para limpeza de ouvidos.

Ter bons equipamentos é imprescindível para a produtividade e qualidade. Pode apostar, esse não é o momento de pensar apenas em preço.

Se você deseja saber mais sobre os equipamentos necessários e ter maior organização e controle dos atendimentos do seu banho e tosa, clique aqui e baixe nosso checklist completo.

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Leia também nosso post: Equipamentos para Pet Shop

Equipe

Bons equipamentos não trabalham sozinhos. Eles precisam de uma equipe capacitada para operá-los e trazer os lucros.

A sua equipe deve ter muita paciência e profissionalismo. Além, de algo muito importante: o amor pelos animais.

Então, se não puder pagar bem pelos profissionais mais experientes, invista em pessoas com força de vontade e treine até que sejam os melhores no que fazem.

Muitas pet shops, principalmente aquelas que possuem o foco na venda de serviços, apostam na ideia de comissionamentos, ou propor metas e recompensar o seu time quando bater os objetivos.

Geralmente, os funcionários ganham um salário fixo que podem variar de R$900 a R$1200,00.

Mas, se você decidir inserir um incentivo financeiro, pode comissionar em torno de 2 a 2,5% sobre o serviço executado pelo profissional.

Isso o auxiliará a efetuar mais serviços, e com isso, os dois lados (empresa-funcionário) saem ganhando.

Produtos e serviços a serem ofertados

Bom, agora que você já determinou o lugar e ele está equipado e com os devidos funcionários, está na hora de pesquisar quais serviços e produtos podem ser oferecidos aos clientes.

A ideia de um negócio não é comprar tudo que o fornecedor lhe oferece em grande quantidade e colocar na sua loja e esperar que os produtos se vendam.

Você precisa pesquisar e saber quais são os produtos mais vendidos do mercado, as marcas preferidas pelos clientes, entre outros. Produto parado no estoque significa também dinheiro parado.

Já para aqueles que possuem o foco em serviços, a ideia é a mesma. Saber quais são aqueles que agradam mais seu cliente, o que ele busca quando procura você para atender seu pet.

Aqui você pode encontrar alguns dos principais serviços oferecidos nas pet shops. Além disso, saber o preço correto a cobrar a partir do custo exato que você possui pode determinar o seu sucesso a curto prazo. Portanto, fique atento e aprenda a calcular o preço de venda correto.

planilha COMO CALCULAR PREÇO DE VENDA DE SERVIÇOS EM PET SHOPS OU CLÍNICAS VETERINÁRIAS

Estude muito!

O conhecimento em gestão é essencial. Não basta apenas gostar de animais e saber vender ou fazer serviços.

Agora você está adquirindo uma empresa. Sendo assim, deverá saber administrá-la de maneira adequada e por isso estamos aqui para te ajudar.

Para os iniciantes, temos uma dica excelente: [e-Book] Guia de Gestão para Pet Shops - Vol. 1 (Clique e baixe grátis) que aborda os 5 pilares da gestão de uma pet shop de sucesso.

Guia de gestão para pet shop vol 1

 

Para além disso, busque sempre estar se aperfeiçoando, busque empresas que dão os melhores cursos para pet shops do mercado, tanto para você quanto os seus funcionários.

Se manter atualizado é imprescindível para ser competitivo no mercado atual.

Marketing de banho e tosa

Equipamentos e equipe são metade da sua empresa. Eles representam a qualidade do seu serviço. A outra metade do seu negócio é o que os clientes acham da sua marca.

Como assim? Se as pessoas acharem que seu banho e tosa é o melhor da cidade, ele será. Para trabalhar essa expectativa, você precisa ter uma boa propaganda de pet shop.

Hoje em dia, o seu marketing pode ser realizado praticamente de graça. Você só precisa ter um smartphone e internet.

Crie uma página no Facebook e um Instagram para o seu negócio. E poste fotos e vídeos sobre como vocês trabalham. Foque sempre na qualidade, e não em promoções.

Faça transmissões ao vivo mostrando o passo a passo para fazer um banho e tosa e se tiver algum dinheiro para investir, aplique algumas dezenas de reais para que mais pessoas vejam o seu conteúdo.

Isso deve atraí-las e reforçar a sua imagem como empresa de qualidade em seu segmento.

Considerações Finais: Dica Bônus

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Cuidar de um banho e tosa pode ser complexo.

gestor de pet shop precisa ter em mente que o seu negócio deve funcionar como uma máquina. Mesmo que ele não tenha a memória de um computador.

A solução perfeita é contar com um sistema de gestão de banho e tosa. Esse programa manterá você informado em tempo real sobre tudo o que está acontecendo na sua empresa.

Produtos que devem ser comprados, performance dos seus colaboradores e o mais importante: o histórico dos seus clientes.

Imagine poder abordar clientes que não voltaram há mais de 30 dias? Pode ser a diferença entre um mês com prejuízo ou lucro.

Com um sistema de gestão como o Pet Shop Control você estará no controle do seu negócio. Saiba todas as funções e benefícios de contar com essa ferramenta acessando esse material - clique para baixar.

Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário logo abaixo.

Obrigado por ler até aqui!

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