4 Passos para Aumentar as Vendas do Pet Shop

Em tempos de retração do poder de compra dos consumidores e de economia desaquecida, os donos de pet shops precisam inovar e criar estratégias para elevar as vendas e manter as receitas em ritmo crescente.

O primeiro passo consiste em planejar a atuação da loja.

Para tanto, é necessário conhecer o mercado consumidor e identificar produtos de qualidade.

Além do planejamento, investir na qualidade do atendimento se tornou imprescindível. Apenas funcionários bem treinados são capazes de elevar o volume de vendas e aumentar o valor de ticket médio.

O empreendedor deve estimular a sua equipe, estabelecendo bônus por metas atingidas e mostrando a importância de atender cada cliente da melhor maneira possível.

Informação gera venda

Conhecer as necessidades e o perfil do seu cliente favorece a geração de leads. Para isso, o ideal é a loja manter um cadastro com todos os dados do animal de estimação e de seu dono.

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Tal tarefa ganha maior agilidade com a utilização de um sistema de Consumer Relationship Management (CRM).

Tendo informações sobre o pet, a loja pode, por exemplo, enviar ao tutor do bicho de estimação lembretes sobre a chegada do momento da tosa ou sobre o período de vacinação.

Um erro que muitos empreendedores do setor costumam cometer é acreditar que sua loja trabalha apenas com produtos ou serviços. Na verdade, a pet shop precisa se diferenciar-se da concorrência. Uma das maneiras mais eficazes de se destacar consiste em transformar a loja em um espaço de circulação de informação.

O dono de um animal de estimação quer orientações, dicas de produtos, indicação de lançamentos do mercado. Estreitar relação significa fidelizar o cliente.

Torne a loja um ponto de encontro dos consumidores.

Venda que se desdobra

O momento da venda representa uma oportunidade especial para oferecer ao consumidor algo além do que ele procura.

O dono do pet comprou uma casinha?

É a hora de antecipar uma necessidade que talvez ele ainda não tenha percebido.

Ofereça-lhe uma caminha, um pote de ração e outro de água ou um enfeite para a “nova morada” do bicho de estimação.

Para que essa estratégia funcione, é importante que a equipe de vendedores esteja sempre atenta.

Organize sua loja para vender mais

A organização da loja também pode influenciar no aumento das vendas. O principal produto de uma pet shop é a ração.

O lojista deve colocar esta mercadoria no fundo do estabelecimento.

Dessa forma, ele força o consumidor a circular pelo espaço e, consequentemente, observar outros itens.

Uma maneira prática de arrumar a loja é distribuir os produtos do estoque por categorias. Coloque perto da entrada material de higiene e estética. Depois, faça a disposição de acessórios, artigos de estética, produtos farmacêuticos e, por último, alimentos.

Ofereça vantagens ao cliente do seu pet shop

Ainda dentro do esforço de aumento da geração de leads, a pet shop pode oferecer comodidades para o cliente.

Delivery, venda por telefone e prêmios em programas de fidelização funcionam como diferenciais.

O consumidor se sente valorizado e dá preferência a quem o trata bem. Promoções e brindes também costumam ter efeito positivo na conquista da preferência dos donos de animais de estimação.

As estratégias para aumento das vendas de uma pet shop devem passar por constante avaliação. Inovações e ajustes fazem parte do processo.

O importante é o lojista ter consciência de que o esforço precisa ser permanente. Ele pode estabelecer metas de resultados para curto, médio e longo prazos, acompanhando a evolução do seu negócio.

Quer saber mais sobre estratégias de vendas para pet shops? Tem alguma dúvida sobre este assunto?

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