7 dicas para você realizar a reposição de estoque da sua pet shop corretamente!

Você sabia que a diferença entre o lucro e prejuízo da sua pet shop pode estar na forma como você realiza a reposição de estoque?

Isso porque, esta etapa da gestão reflete diretamente no giro do capital. Ela envolve não só o comportamento de compra dos consumidores, como também, a forma como você acompanha a entrada e saída de produtos.

Com uma boa reposição de estoque, você consegue atender às demandas dos clientes, otimizar o uso do espaço de armazenagem e evitar perdas de produtos.

Por isso, listamos 7 dicas essenciais para você realizar a reposição de estoque no seu pet shop. Elas vão ajudar você a concluir essa missão sem erros, para ter um controle assertivo das vendas e do ciclo da mercadoria. Vamos lá?

Por que você precisa saber tudo sobre reposição de estoque?

Sabe qual a importância de realizar uma correta reposição de estoque na pet shop? Nós já falamos sobre o assunto aqui no nosso blog, mas “vale a pena ver de novo”!

Para começar, quando você sabe o momento certo de compra e tem uma previsão sobre a saída dos produtos, consegue ter mais noção sobre os ganhos e custos.

Assim, dentre a variedade de produtos e serviços oferecidos, fica mais fácil saber como atender melhor seus consumidores. Além disso, você irá controlar a validade dos produtos e evitará o descarte de mercadorias.

Desta forma, evitará problemas como:

  • Diminuição do faturamento;
  • Prejuízos com vencimento de produtos;
  • Produtos encalhados no estoque;
  • Desperdício de horas de trabalho.

7 dicas para você realizar a reposição de estoque

Agora é a hora de você descobrir o que temos a te ensinar para realizar a melhor reposição de estoque possível na sua pet shop.

As dicas são baseadas em nossa experiência de mercado e também em orientações compartilhadas pelo Sebrae. Confira!

1 Saiba o que você precisa e o quanto comprar

Um dos principais desafios da reposição de estoque está na compra de produtos. Isso porque, muitos gestores realizam estas aquisições às cegas, sem embasamento, e acabam perdendo dinheiro lá na frente.

Para evitar isso, nunca realize negociações sem saber exatamente o que precisa comprar. Uma forma de resolver este problema é responder à pergunta “o que comprar”.

E, para isso, basta acompanhar o histórico de vendas e realizar um levantamento dos itens com mais saída, alinhando estas aquisições com o que você já tem no estoque, e também com tendências e novidades que seus clientes estão acompanhando.

Não deixe de cadastrar as compras realizadas em um sistema onde você possa acessar informações sobre preços e vencimentos. Este registro será fundamental para basear suas decisões nas próximas compras para reposição de estoque.

2 Utilize recursos digitais para lançar NF-e

Quando falamos de reposição de estoque, estamos falando também da saída de produtos, não é mesmo? Ambos assuntos caminham lado a lado, logo, um influencia diretamente o outro na sua gestão.

Portanto, ao realizar a venda, busque fazer a emissão da NFCe, SAT, MFe rapidamente, com suporte de recursos digitais para estes procedimentos. Para, assim, ter mais agilidade ao realizar o cadastro de produtos e ter melhor acompanhamento das informações.

3 Confira o estoque com frequência

Reserve alguns dias da sua agenda para realizar um levantamento completo do seu estoque. Isso pode ser realizado, por exemplo, uma vez por mês, ou a cada 15 dias, como você preferir se organizar.

Isso porque, a falta de controle do estoque pode gerar uma constante perda de produtos. Ela ainda atrapalha sua previsão ao adquirir novos produtos e, lá na frente, pode prejudicar sua fidelização de clientes.

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4 Calcule e acompanhe o estoque mínimo dos produtos

Para uma boa reposição de estoque, também é importante acompanhar o estoque mínimo. Esta é a média do consumo diário da sua pet shop, ou seja, saídas de produtos em um determinado período, dividida pelos dias que você está considerado e multiplicado pelo tempo de reposição.

Com este cálculo você saberá qual o volume correto de produtos que tem à disposição.

Atenção: quando você não faz a reposição de estoque correta e faltam produtos na sua pet shop, você pode ter perda de clientes. Afinal, se seu consumidor for em busca de algo e não encontrar… vai comprar no concorrente.

Ao acompanhar o estoque com eficácia, você consegue evitar que situações assim aconteçam.

5 Acompanhe o comportamento dos clientes

Você precisa saber as necessidades do seu público, já que isso impacta diretamente na sua reposição de estoque. Do que seu público mais gosta? Quando e como compram? Quais são os produtos que procuram?

Responder estas questões é fundamental para que seu estoque não fique parado e você realize reposições de acordo com demandas e tendências.

6 Cuidado com os vencimentos

Você sabe que a maioria dos produtos vendidos na pet shop são perecíveis. Ou seja, o prazo de validade precisa ser acompanhado com máxima atenção! Recentemente trouxemos no blog informações sobre produtos vencidos na pet shop e os quais problemas podem surgir com isso.

Porém, reforçamos aqui que sua reposição de estoque precisa considerar esta informação, porque pode gerar dificuldades como:

  • Capital de giro parado e queda no faturamento;
  • Má ocupação do espaço do estoque;
  • Problemas de saúde nos animais;
  • Queda de clientes e problemas de fidelização;
  • Multas e penalidades.

7 Atualize seus processos

Para realizar a reposição de estoque da pet shop com mais facilidade e agilidade, você precisa contar com recursos tecnológicos. Isso porque, ao digitalizar as operações, você consegue saber com mais precisão as quantidades certas de produtos para manter o estoque sempre atualizado.

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Com seu acesso gratuito, é possível realizar gestão do seu estoque, administrando informações como estoque baixo, datas de vencimento, projeção de compras e controle por lotes dos produtos.

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