5 dicas para fidelizar clientes na sua pet shop!

Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença: o casamento perfeito é a união de um consumidor fiel com a sua pet shop. Sendo assim, investir em estratégias para fidelizar clientes é fundamental para manter a lucratividade dos negócios.

Hoje em dia, os consumidores estão em busca de estabelecimentos que ofereçam vantagens para suas compras, principalmente no quesito “economia”.

Mais que isso, querem também um bom atendimento e facilidades que contribuam com a experiência na hora de adquirir produtos e serviços.

Então, se você quer criar uma relação duradoura e estável com os clientes da sua pet shop, está na hora de atualizar as estratégias.

Para isso, trouxemos 5 dicas que podem te ajudar a impulsionar o crescimento neste sentido. Vamos lá?

Fidelizar clientes ou atrair novos: eis a questão!

Você pode estar se perguntando: “ser ou não ser a pet shop que quer fidelizar clientes?”. O drama da prospecção pode ser resolvido com os dados que trouxemos para justificar suas decisões neste sentido.

Ao fidelizar clientes, conforme explicado pelo Sebrae, você aumenta a taxa de retenção de consumidores. Assim, evita que eles migrem para a concorrência.

Portanto, além de elevar a competitividade, ainda garante a satisfação dos clientes ao comprarem na sua loja e os torna verdadeiros embaixadores da sua pet shop, atraindo mais vendas.

Aqui estão 3 motivos que justificam sua decisão de fidelizar clientes:

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As 5 dicas que você precisa estão aqui!

Ao fidelizar clientes, invista em estratégias que promovam a conquista da lealdade de forma contínua.

Para te ajudar nisso, listamos as dicas abaixo, que são baseadas nos ensinamentos compartilhados pelos especialistas Pet Control Fabrício Farias, Consultor de Vendas, e Rodrigo Diaz, Gerente de Atendimento nestes vídeos.

Para completar, lembre-se: seu cliente pode ser fiel hoje, como também pode mudar de ideia amanhã. Por isso, quanto mais você trabalhar a fidelização, mais retorno terá!

1. Conheça os clientes e seus pets

Mais que saber e buscar informações sobre os hábitos de consumo de quem paga os produtos e serviços da pet shop, é importante saber quem está usufruindo disso.

Ou seja: compreender o perfil e necessidades dos animais de cada tutor contribui com a criação de insights que refletem em vendas.

Por isso, não deixe de registrar, por exemplo, qual a espécie do animal, a ração que ele consome, entre outros dados. Para que, assim, quando o tutor retornar ao estabelecimento, você já saiba como atendê-lo de forma assertiva.

2. Faça seu cliente se sentir especial

Se você já conhece seu cliente e seu animal, e tem todas essas informações bem registradas, agora pode partir para esta segunda dica para fidelizar clientes. Aqui, crie ações que o façam se sentir importante para sua pet shop.

Os “mimos” são muito eficazes para isso. E uma forma de estratégias neste sentido é parabenizando ou presenteando em ocasiões comemorativas, por exemplo.

Você sabe a data de aniversário do animal? Então, que tal compartilhar uma mensagem de “parabéns” e até entregar um benefício exclusivo para compras devido à ocasião?

Ou ainda, se sabe que a ração do pet pode estar acabando, envie uma mensagem lembrando o tutor e até oferecendo descontos para ele retornar ao seu estabelecimento.

Ao se sentir importante para a pet shop, as chances do famoso “boca a boca” vindo deste cliente aumentam!

3. Invista no pós-venda

Feedback é tudo, não é mesmo? Pensando nisso, crie canais para seus clientes compartilharem suas sugestões.

Saber o que seu cliente pensa é bastante eficaz para adotar melhorias. Por isso, mantenha um canal de diálogo aberto. Você pode usar as redes sociais, e-mails, formulários de perguntas do Google, ou até mesmo fichas impressas, para serem preenchidas no caixa.

Não deixe de ouvir também quem faz seus negócios acontecerem, pois os funcionários têm o contato direto com os clientes. Logo, eles sabem o que os clientes querem e precisam, e também têm muito a contribuir com a sua gestão neste pós-vendas.

4. Adote a cobrança recorrente

Esta é uma forma de utilizar a tecnologia a favor da fidelização de clientes. O Rodrigo Diaz, nosso Gerente de Vendas, explica o conceito aqui:

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Aplicativos de música e filmes, por exemplo, realizam a cobrança recorrente de suas mensalidades nos cartões de crédito. E esta estratégia é cada vez mais comum entre muitos negócios, inclusive no mercado pet.

Isso porque, a automatização das cobranças contribui com a forma como você vai fidelizar clientes ao realizar pacotes de serviços mensais, gerando muita facilidade, tanto para o estabelecimento, quanto para o consumidor. E ainda garante que o valor será recebido pela pet shop na data prevista, evitando riscos de inadimplências.

Para completar, a cobrança recorrente ajuda a fidelizar clientes, pois contribui com a segurança dos negócios e dos consumidores, que não precisam portar altas quantias em espécie e cartões de crédito durante as visitas físicas, realizando pagamentos onde e quando quiserem – até mesmo sem sair de casa!

5. Agilize o atendimento

Tempo é um dos ativos mais valiosos atualmente, e ninguém quer perdê-lo, muito menos ao realizar compras na pet shop. Recentemente, trouxemos aqui dicas para você melhorar a Experiência do Cliente no seu PDV.

E, entre elas, ensinamos uma orientação bastante interessante: a de emitir NFCe, SAT ou MFe em poucos segundos. Isso é possível com o módulo gratuito do sistema Pet Control.

Além disso, o software ainda permite acompanhar o consumidor pela loja, e lançar uma pré-venda diretamente pelo celular, agilizando ainda mais sua experiência de compra.

Para isso, leia o código de barras do produto pela câmera do smartphone e, em seguida, direcione o cliente ao caixa. Continuando, ao chegar lá, todas as informações da venda já estarão registradas para o pagamento, otimizando a experiência.

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