Ouça a voz da experiência e evite 10 erros comuns na gestão de pet shop!
Antes de tomar qualquer decisão, pare e confira tudo o que vamos compartilhar nesta publicação. Afinal, ela é baseada em experiências reais, de empreendedores que atuam no setor e sabem como você pode aprimorar a gestão de pet shop!
Para isso, reunimos aqui informações compartilhadas por dois de nossos clientes: Claudio Ivo Setovski, da Europetz Petcare, e Alexandre Ascal, da Like Pet’s. E estes são os erros mais comuns que eles pontuaram:
Erro 1: Falta de competitividade
Os pequenos negócios, ao realizarem a aquisição de insumos e mercadorias para revenda, frente aos grandes grupos, precisam pensar em estratégias que os diferenciam.
Erro 2: Falta de um sistema de venda via e-commerce ou por canais digitais
O público está cada vez mais conectado, inclusive no setor pet. Deixar de atender pela internet hoje em dia é perder grandes oportunidades de negócio.
Erro 3: Falta de consultoria jurídica e contábil permanente
É importante contar com profissionais especialistas nestas áreas, pois qualquer erro neste sentido impacta a lucratividade do negócio, e pode até resultar em multas e penalidades ainda mais graves.
Erro 4: Não realizar a completa separação das contas bancárias particulares e da empresa
Misturar as finanças pessoais e profissionais é uma prática que deve ser evitada ao máximo. O dinheiro da empresa deve ser usado somente em seus investimentos e custos.
Erro 5: Tentar cobrir o preço da concorrência sem saber o seu real custo
Não adianta oferecer aos clientes preços que são inviáveis para sua pet shop. Neste sentido, é melhor perder a venda que sair no prejuízo.
Erro 6: Não ter um planejamento de metas
O que você deseja alcançar com o seu negócio? Tenha clareza nos seus objetivos e assim conseguirá estabelecer ações mais assertivas para realizá-los.
Erro 7: Não ter um fluxo de caixa detalhado
Se você não acompanha o ticket médio por animal, nem analisa os custos em relação ao faturamento, precisa rever este comportamento, pois pode estar perdendo muito dinheiro com a má gestão do fluxo de caixa.
Erro 8: Não realizar reuniões com a equipe em busca de melhorias
Seus colaboradores têm muito a compartilhar. Ouça todos os envolvidos nos processos e o que eles têm a dizer, pois com estes feedbacks podem surgir muitas ideias para aprimorar as atividades.
Erro 9: Desvalorizar ou não ter total conhecimento sobre o perfil do cliente
Você acha que seu cliente é “chato”? É porque você não o conhece como deveria. Não adianta desvalorizar o público. Pelo contrário, é preciso compreendê-lo, se aproximar e atender às suas exigências, investindo em conteúdos e estratégias que possam gerar a fidelização, incluindo as redes sociais.
Erro 10: Pensar apenas em beleza e não bem-estar dos animais
De nada adianta ter uma pet shop belíssima, com uma excelente infraestrutura, grande oferta de produtos e os equipamentos mais tecnológicos, se esta não prioriza o bem-estar dos animais atendidos. Este deve ser o norte de todas as ações da sua empresa.
Que tal eliminar estes erros do seu negócio?
De todos os erros apresentados aqui, quais destes fazem parte da sua gestão de pet shop? A resposta certa seria “nenhum”, mas errar é humano, não é mesmo? Então, agora que você sabe o que não deve fazer na sua pet shop, vamos ajudar você a resolvê-los!
Nós temos respostas para essas e muitas outras questões que afetam diretamente a lucratividade dos varejistas. Isso porque, estamos acompanhando o setor desde 2010, trabalhando sempre além do nosso propósito de tornar o Brasil o país que sonhamos por meio do empreendedorismo. Logo, a principal solução para todas estas situações é o conhecimento.
Portanto, tudo o que você precisa fazer neste momento é baixar o e-Book 'Guia de Gestão para Pet Shops - Vol. 1' que preparamos para sua gestão de pet shop. Ao fazer o cadastro, você terá acesso aos cinco pilares que refletem na evolução do seu negócio e como estruturá-los no seu dia a dia a partir de agora.
Com o conteúdo, você aprenderá a controlar as finanças, organizar o estoque, negociar preços e produtos, acompanhar as vendas, gerenciar a equipe, além de aprimorar o atendimento, tanto de clientes, como dos próprios pets!